Web série ‘Mesa Senepol’ exibe terceiro episódio neste sábado

Notícias

Publicado em: 25 de novembro de 2022
Web série ‘Mesa Senepol’ exibe terceiro episódio neste sábado

Especialista ensina como preparar pratos com sabor, qualidade e variedade e dá dicas importantes sobre as características dos diferentes tipos de carne

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) apresenta neste sábado, 26 de novembro, a partir das 11 horas, o terceiro episódio da web série Mesa Senepol #DoPastoAoPrato. O programa é veiculado no canal da ABCB Senepol no YouTube e tem como instrutor convidado o assador especialista Elvis de Andrade, o Elvis Vida Caipira, e como apresentadora a jornalista Marcia Benevenuto, do Grupo Publique.

A proposta da web série, explica Marcia, é ensinar cortes e receitas que podem ser preparadas com carne de animais com genética Senepol, assim como mostrar como é a produção da proteína nas propriedades brasileiras, de forma sustentável e com bem-estar animal. E proteína de qualidade é determinante para a saúde humana. “Não há forma mais tranquila e econômica do que promover saúde através da alimentação”, afirma a jornalista.

Elvis Vida Caipira é um expert em preparo de carnes e participou da edição deste ano do Mega Encontro Senepol, quando fez par com o açougueiro Vitão Vieira nos cortes e preparo de uma carcaça de novilha meio sangue Senepol. O curso de cortes gourmet de carnes foi um dos pontos altos do Mega Encontro, realizado junto com o Camaru 2022, e contou com a degustação dos assados.

A web série volta ao mesmo local, o Spaço Senepol, no Parque de Exposições Camaru, uma estrutura montada pela ABCB Senepol para abrigar eventos como aulas, cursos técnicos e produções que necessitem de uma cozinha completa. No primeiro episódio, o tema foi Carne de Panela. Elvis e Marcia prepararam uma receita de músculo, acompanhado de batata e cenoura e servida com uma bela salada.

Os episódios têm como proposta ser uma sequência de aulas sobre como preparar as carnes, desde a escolha e cocção os acompanhamentos que vão à mesa. Entre uma dica e outra, muitas informações importantes sobre as características e propriedades da proteína animal de qualidade.

O segundo episódio, exibido no último sábado, trouxe como prato principal estrogonofe, muito apreciado no mundo todo, inclusive no Brasil. Elvis escolheu para o preparado da receita o miolo da alcatra, uma opção ao filé mignon e que dá um resultado excelente. Segundo o especialista, há outros cortes que vão muito bem no estrogonofe, como o acém, patinho, coxão mole e até coxão duro, que são carnes mais enxutas, com menos gordura.

O terceiro capítulo da série, nesse sábado, terá como protagonista o filé mignon. Elvis e Marcia vão ensinar um preparo especial desse corte que está no topo da prateleira das carnes brasileiras. Será ao mesmo tempo um filé mignon sofisticado e fácil de fazer. A série vai ensinar também o preparo de ossobuco com polenta, iscas de fígado e cortes de churrasco (picanha, fraldinha e costela para assado de tira).

Para Elvis Vida Caipira, a experiência de ministrar as aulas do Mesa Senepol #DoPastoAoPrato, foi especial. “Sou assador profissional e esse trabalho foi diferente. Gostei demais de poder dar algumas dicas e orientar sobre preparo de carnes do dia a dia. É gratificante o retorno que recebemos das pessoas que estão na cozinha diariamente mais animadas e felizes de preparar a comida da família”, diz ele. Iniciativas como essa da ABCB Senepol, acrescenta o especialista, são muito importantes para quem produz proteína, para quem é profissional da gastronomia e também para os consumidores.

O presidente da ABCB Senepol, Itamar Netto, explica que a web série é resultado do grande sucesso do curso de cortes de carne promovido pela entidade durante o Mega Encontro Senepol. A repercussão foi muito grande e a entidade recebeu muitas solicitações para repetir o formato. “Decidimos então convidar o churrasqueiro para vir a Uberlândia para ensinar o preparo dos pratos”, afirma Netto. Como os episódios são disponibilizados na internet, podem ser acessados por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.

Os dois primeiros episódios da web série Mesa Senepol #DoPastoAoPrato estão disponíveis no canal no YouTube da ABCB Senepol e podem ser acessados pelo link: www.youtube.com/abcbssenepol 

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print