Características que fazem
do Senepol um investimento seguro

Os animais Senepol apresentam um rápido crescimento, isso favorece a pecuária de corte fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto. São características como a elevada capacidade de transformação de pasto (proteína vegetal) em carne (proteína animal) que deixa o gado pronto para o abate rapidamente, ou seja, com maturação de peso e carcaça frigorífica em idades ainda precoces. Em avaliações de GPD em centros de performance e confinamentos de campo apresenta ganhos diários de 1,5 a 2,5 Kg / Cabeça / dia, dependendo da idade de avaliação e do manejo nutricional. Desmama com 50 a 60% do peso da mãe aos oitos meses de idade em média. Os bezerros durante a desmama são pesados variando entre 220 Kg a 260 Kg fêmeas e 240 Kg a 300 Kg machos. O que permite a venda de bezerros com preço de 30 a 50% acima da média do mercado de reposição.

Padronização
de produção

O Senepol tem tamanho moderado, cor padronizada e mocho. Dessa maneira permite a obtenção dos lotes com carcaças frigoríficas mais padronizadas. O caráter genético dominante faz com que suas crias nasçam naturalmente em 95% dos casos herdando características dos taurinos. Seus genes para Homeostase são dominantes nos acasalamentos, onde é muito utilizado para adequar o tricross em matrizes S1 e S2. Estudos revelam que bezerro com sangue Senepol mantém as temperaturas retais quase idênticas ao Senepol puro.

  • Resistência

Tolerância
ao calor

Pela origem genética aliada a um processo de seleção fechada por séculos nas ilhas caribenhas, o Senepol, tornou-se um indivíduo com alta capacidade de adaptação a diferentes ambientes.  Adapta-se a diferentes níveis de manejo da pecuária e encontra alimento em lugares que outras raças dificilmente têm capacidade de obter. Pode sobreviver sem água por vários dias, além de viver bem, em regiões pantanosas, de mata, de cerrado, áridas, de campos quentes ou frios. Os cascos pretos, fortes, e resistentes a todo tipo de solo e topografia favorecem a raça.

O Senepol está presente em todo o Brasil, independente do clima da região.

Pelo Zero

Os animais Senepol têm pelo zero transferem seus genes para seus filhos reduzindo a presença de animais taurinos cabeludos. No cruzamento industrial no mínimo em 90% dos acasalamentos com outros taurinos apresentam pelo zero.

Baixo índices de infestação
de ecto e endoparasitas

A raça N’Dama, é a única entre os taurinos naturalmente resistentes à mosca que causa a doença do sono ou Tsé-tsé no continente africano e a carrapatos, devido a rápida coagulação superficial dificultando a alimentação desses parasitas, transmite aos seus descendentes essas condições mostrando assim sua capacidade imune elevada. Uma economia no manejo dos animais devido os baixos custos de produção e maior imunidade, em condições normais.

Alta resistência a moscas, apresentando em geral menor contagem de infestação de moscas do que a média do rebanho, por apresentar pelo curto (zero), de alta densidade de fios por 2 cm (porém não é cabeludo como a maioria dos taurinos), o que dificulta o acesso da mosca à pele do animal.

N’Dama, ancestral africano do Senepol.

Em estudos e pesquisas de contagem da mosca do chifre realizado na Universidade Estadual da Carolina do Norte – USA, em rebanho Angus foi constatado 82% de infestação na contagem de mosca, enquanto animais Senepol cruzados com Angus obtiveram contagem de apenas 18% de infestação nas mesmas condições de infestação e manejo.

Na Austrália, a amostra de contagem e carrapatos confirmou menor infestação no Senepol que em qualquer outra raça de corte utilizada naquele país, mesmo quando comparados com Zebu (Brahman) e sintéticos (Santa Gertrudes).

Criado a pasto sem
necessidade de manejo especial

Em qualquer condição de manejo, o Senepol se adapta facilmente, e por esta característica é que vem sendo muito utilizado, com muito êxito, para compor genética nos programas de cruzamento industrial. Ao nascimento rapidamente fica em pé e já começa a mamar o colostro. Diminuindo problemas com a cria e recria de bezerros, pois o trabalho de manejo é menor. O que favorece maior segurança ao pecuarista, pois o risco de perda do rebanho por qualquer intempérie, ou condição desfavorável de clima e manejo quando comparado a outras raças é bem menor. Criadores tem aumentado o número de animais sobreviventes ao parto quando se introduz o Senepol em seus rebanhos.

Longevidade, Vacas com
15-20 ainda em produção

O gado Senepol apresenta um rebanho totalmente produtivo e longevo. Existem citações de matrizes na ilha Saint Croix que com 18 a 20 anos ainda estão emprenhando e em lotes de produção. Touros reprodutores permanecem nos planteis de reprodução como aptos à função por muitos anos.

  • Fertilidade

Alto desempenho
reprodutivo e libido

Os touros Senepol cobrem a campo e sob calor, inclusive nas horas mais quentes do dia. As altas taxas de libido e dominância nos cruzamentos quando juntos com lotes de outras raças bovinas. As proporções elevadas dos machos em relação a fêmeas é de até 1:50 contra proporções de outras raças de 1:25 a 30. As fêmeas são muito férteis, o que favorece a menor quantidade de matrizes vazias, e, portanto improdutivas na fazenda. As matrizes Senepol são boas matriarcas, com elevado instinto de cria e cuidados para com a progênie, sem serem agressivas com a mão de obra que assiste as parições e faz o manejo de cura dos umbigos.

Estudos feitos na Universidade Estadual da Carolina do Norte – USA detectou que o nível de estresse em produtos oriundos de cruzamentos com Senepol foi menor, que quando comparado com outras raças, inclusive o zebu, resultando em melhor aptidão para produzir leite para amamentar o bezerro.

Alto índice de confirmação de prenhezes por monta natural

Com o umbigo curto por natureza, pernas pequenas, carcaça muito comprida ajuda na fecundação, além de ser muito esperto e ágil no momento da cópula. Peso estável quando adulto, prolonga a vida reprodutiva do touro, quando comparado com outras raças. Segue a vaca no cio, onde ela estiver, no pântano, na mata, no cerrado, na serra, no árido, nos campos frios. Quando em lotes junto com outros reprodutores de outras raças, geralmente é dominante, sendo o primeiro a cruzar com a matriz. Os reprodutores de outras raças somente cobrem depois de muito tempo e quando o Senepol já saiu em busca de outra vaca no cio para copular. Existem indivíduos raçadores de centrais que produzem até 1.000 doses viáveis de sêmen por ejaculação, quando a média é de 250 a 300 doses.

Desmama com maior peso

As fêmeas de Senepol produzem boa quantidade de leite, e desmama bezerra vária aos oito meses, pesando de 50 a 60 % do peso corporal da mãe. Período de lactação de 268 dias e média em pico de lactação de até 11,3 Kg leite. As matrizes são boas matriarcas, com elevado instinto de cria e cuidados para com a progênie, sem serem agressivas com a mão de obra que assiste as parições e faz o manejo de cura dos umbigos. Estudos feitos na Universidade Estadual da Carolina do Norte – USA detectou que o nível de estresse em produtos oriundos de cruzamentos com Senepol foi menor, que quando comparado com outras raças, inclusive o zebu, resultando em melhor aptidão para produzir leite para amamentar o bezerro.

Heterose a pasto

O Senepol garante 100% de heterose e eficiência no cruzamento industrial. A raça pura permite ao pecuarista resolver a questão de perda da heterozigose no médio prazo das raças sintéticas. Clique aqui e saiba mais!

Precocidade

Garrotes iniciam vida reprodutiva mais cedo

Pela elevada taxa de crescimento, os garrotes atingem pesos corporais mais rapidamente, o que consequentemente os faz apresentarem precocidade para reprodução. É comum as fêmeas com 14 meses de idade apresentarem cio e estar aptas à reprodução e machos destinados a cobertura a campo com 14 a 16 meses. Existem estudos que demonstram que já aos 12 meses os machos já começam a produzir sêmen viável à reprodução. As reprodutoras parem aos 24 meses com intervalos entre partos de 12 meses. Os tourinhos apresentam elevada CE (circunferência escrotal) ainda novos.

Novilhas entram em cio precocemente

As novilhas entram no cio com precocidade e a facilidade de parto permite vigor aos bezerros. Algumas doadoras entram no programa de inseminação aos 14 meses.

Produtos de cruzamento Senepol são abatidos com
18 arrobas um ano antes dos outros animais de corte

O Senepol produz animais com 2 arrobas de peso a mais na desmama, ou seja, os animais são desmamados com oito meses em média, com 10 arrobas de peso, reduz em um ano ou mais o abate com mesmo peso de animais zebuínos abatidos com 30 a 35 meses. O gado é abatido com idade entre 20 e 24 meses com 18 arrobas. No abate técnico realizado, as cruzas Senepol x Nelore surpreenderam. Proporcionaram abates precoces, com idade entre 21 e 22 meses, tendo em média 21 arrobas de peso para os machos e 18 arrobas para as fêmeas, com aproveitamento de carcaça entre 56,7% e 53,9%, acabamento de gordura entre 4,7 e 10,2 mm e área de olho de lombo de 81,21 2 cm. É tudo o que se espera de uma carne com excelente qualidade.

Manejo – Moderno e Eficiente

Docilidade: Animais mansos, de boa índole, que não apresentam risco no manejo

Naturalmente manso e inteligente, de fácil manejo, reduz risco de acidentes com mão de obra. Permite facilmente a implantação do manejo racional do gado na fazenda. Nos cruzamentos abranda o instinto agressivo do zebu, sendo dominante em um lote de machos, contudo muito dócil ao trato humano. Reduz custos com manutenção de currais e instalações de manejo, preservando por mais tempo o patrimônio do pecuarista. Com caráter mocho, dominante em pelo menos 95% da progênie, elimina o manejo de descorna e o risco de acidentes na lida do dia a dia com o gado. Quase não dá coices, favorecendo o instinto dócil.

Mocho: Característica dominante e transmitida as progênies

A padronização da raça Senepol é marcante desde os animais POI até os cruzamentos. A grande maioria dos animais apresentam características padrões seja nas matrizes, novilhas ou touros. Isso acontece em virtude do grande poder de transmissão das características genéticas da raça os bezerros produto de cruzamento. A padronização predominante é o caráter mocho dos animais, pelagem na cor amarela claro à vermelha, e homogeneidade no tamanho, proporcionando assim uma padronização parelha dos produtos, eliminando por completo o animal recessivo, ou seja, o conhecido “refugo”. Caráter genético mocho dominante faz com que suas crias nasçam naturalmente mochas em 95% dos casos em que se cruza com outras raças. Seu gene para pelo zero reduzem a presença de animais taurinos cabeludos no cruzamento industrial no mínimo em 90% dos acasalamentos com outros taurinos.