A segunda etapa do PMGS é direcionada para as Provas Zootécnicas, ou seja, as Provas de Avaliação de Desempenho, comumente chamadas de PGP – Provas de Ganho de Peso, que hoje envolvem muito mais do que ganho de peso propriamente dito. A Prova de Ganho de Peso (PGP) é uma dessas Provas Zootécnicas que testa o desempenho dos bovinos de corte e que objetiva a identificação de indivíduos geneticamente superiores para características de interesse econômico relacionadas principalmente ao potencial de crescimento e qualidade da carcaça. Atualmente, são avaliadas características relacionadas a crescimento, fertilidade, eficiência alimentar, conformação e, mais recentemente, qualidade da carcaça, graças à utilização do ultrassom.
Sendo assim, as informações dos Testes de Performance são muito importantes para o melhoramento genético do Senepol: no caso das fêmeas, para identificarmos os animais superiores, já qualificados em idade jovem para uso intensivo nos programas de TE/FIV e, no caso dos machos, para que identifiquemos os reprodutores superiores em desempenho, capazes de transmitir geneticamente essa sua capacidade superior, produzindo indivíduos com alto desempenho produtivo em rebanhos puros ou em sistemas de cruzamentos com outras raças.
Para isso, ao final da prova, os animais são ordenados de acordo com um índice composto por várias características e geralmente classificados nas categorias elite, superior, regular e inferior.