Portal da Transparência

Com o objetivo de garantir transparência e segurança aos associados, criadores e usuários da raça Senepol, a Superintendência Técnica preparou este PORTAL DA TRANSPARÊNCIA contendo um FAQ (Perguntas Frequentes) com as principais dúvidas recebidas no SRG (Serviço de Registro Genealógico) acerca da Auditoria em curso, realizada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Caso ainda restem dúvidas, utilize o formulário abaixo para encaminhar seu questionamento ao SRG / Superintendência Técnica.

Jul 2019
Feb 2020
Aug 2020
Jul 2021

Perguntas Frequentes

É uma suspensão temporária, requerida pelo MAPA, para que o SRG (Serviço de Registro Genealógico) da ABCBSenepol verifique a regularidade do registro do animal, principalmente acerca dos documentos de comercialização e origem do material genético, fruto de denúncias protocoladas na Ouvidoria do MAPA.

Basta o criador interessado entrar no site da ABCBSenepol, ir até o Banner de Consulta Pública ou acessar o link (http://senepolsistema.ddns.com.br:86/ConsultaAutenticidade.aspx) e seguir este passo a passo:

CONSULTA PÚBLICA >

CATEGORIA >

NOME USUAL>

Nº RGN ou Nº RGD>

CLIQUE: VISUALIZAR O ANIMAL CONSULTADO

Dessa forma, ele será informado sobre todos os dados e o status do animal pesquisado.

Independe se é progênie de touro nacional ou importado. Caso requerido pelo MAPA, com indício de irregularidades, este permanece temporariamente suspenso até que todas as comprovações documentais exigidas sejam apresentadas pelos criadores.

A Nota Fiscal de aquisição do sêmen que deu origem ao animal. Caso não possua a referida NF, o criador deverá registrar a justificativa que desejar para conhecimento e análise pelos fiscais do MAPA, com o envio de um e-mail para o endereço: ouvidoria.superintendencia@senepol.org.br .

No momento em que o MAPA autorizar a suspensão do sobrestamento, o animal volta ao status original, não sendo necessária nova inspeção técnica.

De acordo com as orientações do MAPA, apenas o DNA não é suficiente.

O SRG tem que demonstrar dados como data de nascimento, período de gestação, RGD da mãe, RGD do pai, comprovação da origem do sêmen e dos embriões e se estes foram produzidos por laboratórios e centrais de coleta credenciadas e registradas pelo MAPA.

O direito de comercialização é legalmente praticado para todo e qualquer bem de origem lícita. Entretanto, no caso de animais sobrestados, o criador deve comunicar o fato ao comprador e, naturalmente, comprometer-se com o cumprimento de ações necessárias que forem exigidas para a suspensão do sobrestamento do animal em pauta. Deve, inclusive, informar que enquanto o animal estiver sobrestado não será possível a realização da transferência por venda (ADT) no sistema do SRG.

Caso o criador não possua a referida NF, deverá registrar a justificativa que desejar para conhecimento e análise pelos fiscais do MAPA, com o envio de um e-mail para o endereço: ouvidoria.superintendencia@senepol.org.br.

Tanto o RGN como o RGD dos animais só serão considerados efetivados após a liberação dos mesmos no Sistema Eletrônico do SRG, mesmo aqueles já inspecionados no campo pelos técnicos. O criador deverá aguardar essa liberação, sempre consultando o Sistema do SRG para verificação da situação do animal naquela data.

As progênies sobrestadas não poderão ser vistoriadas até sua liberação pelo SRG.

A liberação depende da apresentação das Notas Fiscais da origem do sêmen conforme recomendado pelo MAPA. O SRG ao receber as NFs ou as justificativas, confere se todas as exigências do regulamento estão cumpridas e emite um parecer para a retirada do sobrestamento pelo MAPA.

No sentido de que o reprodutor será utilizado somente para cruzamento industrial,
o produtor não tem risco nenhum de prejuízo.

O registro de produtos S1 (½ sangue Senepol) deste reprodutor fica suspenso até a retirada do sobrestamento pelo MAPA.

A retirada dos sobrestamentos depende da conclusão dos trabalhos de fiscalização realizados pelo MAPA. Todos os documentos e relatórios necessários foram apresentados pelo Superintendente Técnico e SRG.

Acreditamos que brevemente receberemos sinalização positiva do MAPA para a retomada das atividades do SRG, que será prontamente comunicada a todos os associados.

Ficou alguma dúvida ou alguma questão não foi respondida?







    Solicitamos a todos os criadores para procurarem sempre a Associação para dirimir quaisquer dúvidas, reiterando que a solução do problema será ajustada sem nenhum prejuízo dos criadores.