O Registro Genealógico é o alicerce, a base, a pedra angular para o processo de melhoramento genético de qualquer raça. É ele que dará suporte a todas as outras ações que buscam o avanço zootécnico dos animais.

Uma raça com o serviço de registro genealógico consistente, organizado, fidedigno e moderno, com certeza, garantirá a autosustentatibilidade de todos os criadores e investidores envolvidos no processo.

Além de várias justificativas como estas, o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, órgão encarregado da fiscalização e delegação desses serviços às associações de raças, tem agora acompanhado mais de perto e dado mais suporte a essas entidades, objetivando maior segurança e veracidade das informações, principalmente pela importância que estas têm no processo de desenvolvimento socioeconômico de toda a sociedade.

Com base nisso, o CDT Conselho Deliberativo Técnico realizou uma detalhada avaliação das regras que orientam e normatizam o registro genealógico da raça Senepol, resultando neste documento, que ora apresentamos, já devidamente homologado pelo MAPA.

Este regulamento além de nortear todos os processos de registro genealógico da raça Senepol, deve ser utilizado pelos criadores como um verdadeiro manual de instruções, pois através dele, os selecionadores estabelecerão de forma lógica e moderna, todo o processo de evolução de seus criatórios com uma visão de longo alcance. Para isso, conclamamos a todos os criadores a fazerem uma profunda leitura, pois atrás de cada artigo e parágrafo, existem conceitos seletivos que deverão ser vislumbrados e perseguidos em todos os momentos, buscando o mais moderno e competitivo exemplar da raça Senepol.

Clique abaixo para fazer o download do Regulamento do SRG atualizado em fevereiro de 2024. 

OFÍCIO Nº 16/2024/UTVDA-DIRG/DIRG/CGIPE-DSA/DSA/SDA/MAPA