Buscando resultados e disposto a trocar experiências, o Condomínio BFNT, composto por dois dos principais nomes da pecuária nacional (Genética Boa Fé e Fazenda Nova Terra) reuniram suas experiências e organizaram, durante a 79ª ExpoZebu, o Shopping Senepol BFNT, que aconteceu de 1 a 10 de maio, na cidade de Delta (MG). Considerada a semana mais quente para a pecuária de corte da região, o shopping não deixou a desejar e trouxe para a Estância Elma investidores, pecuaristas, associados da ABCB Senepol e comitivas estrangeiras, todos interessados nas principais informações sobre a raça Senepol – o taurino vermelho que vem conquistando o Brasil. Fruto do cruzamento entre as raças N’Dama, do Senegal, e Red Poll, da Inglaterra, o animal apresenta capacidade de desenvolvimento em regiões com pastagem de baixa qualidade e rusticidade nas condições de clima elevado.
Para Celso Meneses, zootecnista e superintendente técnico da ABCB Senepol, a proposta principal do shopping é exatamente fomentar o crescimento da raça. “Quando a raça está bem e inserida no mercado, as próprias empresas têm interesse em acompanhar esse processo. O Condomínio BFNT tem como característica o pioneirismo, sempre com visão de futuro. Entraram na raça acreditando nas virtudes e nas vantagens econômicas e foram muito bem sucedidos. Esse shopping é a prova disso. Com certeza, é o primeiro de muitos, pois o resultado foi fantástico” finalizou Celso.
As características e a adaptabilidade do Senepol fazem da raça um divisor de águas no País. Coisa que nenhum outro taurino consegue fazer, o Senepol desenvolve com eficiência. A grande vantagem é servir o cruzamento industrial, fazendo cobertura a campo e acompanhando a vacada branca, devido à rusticidade. O trabalho da Associação Brasileira de Criadores de Bovino Senepol (ABCB Senepol) e dos próprios criadores ressalta a seriedade com que o País tem-se tornado um berço fornecedor de genética.
O presidente da ABCB Senepol, Gilmar Goudard, enfatiza que todo o trabalho que cada criador desenvolve em sua individualidade contribui muito para a raça. “Um evento como este é basicamente uma extensão de toda a campanha de marketing regionalizada. O Enos Má, que é um dos diretores do Condomínio BFNT e um dos integrantes da Associação, busca sempre por ações que beneficiem o gado Senepol. A independência de fazer um evento que trabalha a própria marca e divulga muito bem a raça beneficia todos os criadores”.
O Shopping BFNT buscou divulgar e trazer para o público da 79ª ExpoZebu informações e esclarecimentos sobre o Senepol. Atraiu investidores de todo o Brasil e do mundo, contando principalmente com a presença de visitantes do Mercosul e da África. Jônadan Ma, diretor executivo da Genética Boa Fé, destaca a importância do evento. “O objetivo foi atingido. Tivemos visitas o tempo todo, a frequência foi muito positiva, acima do que imaginava. Isso prova que o Senepol não veio para concorrer com o Zebu, mas para somar. Em primeiro lugar, nós fizemos o shopping com o objetivo de divulgar a raça. O cruzamento do Zebu com o Senepol dá um resultado maravilhoso: melhora a carcaça do animal cruzado, melhora a maciez da carne, produz animais mais dóceis. O shopping serviu para quem quer base Senepol de origem pura para cruzar, fazer tourinhos e também gerar matrizes. Além disso, vão servir, depois, para outros cruzamentos. Encontramos a solução”, finalizou, com entusiasmo.
Devido à origem nas Ilhas Virgens de San Croix, a seleção do gado Senepol baseou-se muito em endogamia, dando origem a um grau de pureza sanguínea muito forte por ser um rebanho ser fechado. Dessa maneira, o Senepol tornou-se a raça taurina mais resistente ao calor. Outro beneficio dessa seleção fechada é o vigor híbrido que o Senepol proporciona ao cruzar-se com outras raças. Com essas vantagens, o gado está em franca expansão, pois ocorre um crescimento impressionante na busca de reprodutores e na venda de sêmen. “O mercado está pedindo, e se nós deixarmos de atendê-lo, há a possibilidade, ainda que muito remota, de alguém ocupar esse espaço. Mas pelas qualidades do Senepol, isso não acontecerá. No entanto, é hora de todo mundo elevar a capacidade de produzir Senepol e investir na demanda. O grande discurso é para o produtor investir na produção de sua propriedade”, ponderou Gilmar.
A diversificação de atividades na propriedade rural chama a atenção dos pecuaristas e investidores da cadeia produtiva. As participações em shoppings reforçam as negociações como uma alternativa viável e rentável para os empresários rurais. O interessado recebe informações sobre o projeto desenvolvido dentro das propriedades, com o intuito de estreitar relacionamentos, conhecer tecnologias e manejo diferenciado. Marco Aurélio Nunes, consultor e diretor da Marco Rural Consultoria, aponta a utilidade desse tipo de negocio. “A vantagem de comercialização durante um shopping é proporcionada através do relacionamento que o investidor tem com a raça e com seus pares (os criadores de genética), além dos contatos comerciais. Esse tipo de negócio tem uma diferença de consolidação e um crescimento importante”, afirma.
O peso de um evento é marcado pela seriedade de quem lhe está por trás. É a direção que gera resultado e coloca à prova o valor do criador. Gustavo Vieira, diretor da Senepol Tufubarina, ressalta o prestígio do evento. “Eu defendo muito o trabalho sério. Quando há gente focada no mesmo objetivo não tem como dar errado. A raça é nova e nós estamos aprendendo muita coisa. Isso aqui é uma escola. Cada evento, cada leilão é um aprendizado. O Senepol ainda tem muito que mostrar. É muito gratificante prestigiar um amigo como o Jônadan”.