Tufubarina confirma a quarta edição do teste de performance

A prova Alta Performance Tufubarina: programa de avaliação de jovens animais, começa em maio e as inscrições já estão abertas

  A aliança de sucesso entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Alta Genetics, empresa atuante em inseminação artificial, e a fazenda Tufubarina, dedicada a selecionar genética de qualidade da raça Senepol, segue na realização do programa Alta Performance Tufubarina 2015.

As inscrições para a prova, que terá início no dia 18 de maio, já estão abertas. Para participar, os documentos exigidos são: ficha de inscrição preenchida; documento original do registro de nascimento dos animais participantes; atestado negativo de brucelose e tuberculose bovina para machos; atestado negativo de tuberculose bovina e atestado de vacinação de brucelose para fêmeas.

Dentre as características avaliadas estão: peso e ganho em peso; características de carcaça (área de olho de lombo, acabamento e marmoreio); altura do posterior; biotipo animal; precocidade sexual e fertilidade em fêmeas (tônus uterino, desenvolvimento ovariano e quantidade folicular) e machos (perímetro escrotal e avaliação andrológica).

Tufubarina Pesagem intermediaria 22-08-13 004

Os animais serão classificados em Elite, Superior, Regular e Inferior, conforme o desvio padrão do grupo em referência ao Índice de Seleção do Teste de Performance (Índice Touros Jovens Senepol e Índice Fêmeas Jovens Senepol).

A prova terá a duração de 168 dias, contando com 56 de adaptação, tendo intervalos de mensurações de 28 dias. “Vale ressaltar a importância desta prova para o melhoramento da raça Senepol, e o comprometimento com o qual todos nós – empresa, funcionários, pesquisadores e criadores envolvidos, trabalhamos em prol da causa.

O touro campeão da prova será escolhido para fazer parte da bateria de reprodutoresda Alta Genetics”, comenta Gustavo Vieira, da Tufubarina Senepol. Para participar da prova, cada criador deve selecionar no mínimo dois animais da raça, sendo eles puros de origem e nascidos entre 22 de agosto e 20 de novembro de 2014 (90 dias de intervalo de idade).

A entrada do taurino acontecerá de 11 a 17 de maio, tendo como data prevista para o término o dia 13 de novembro. O regulamento já está disponível, para sanar quaisquer dúvidas, no site da fazenda Tufubarina.

Para informações adicionais, entrar em contato pelo e-mail:
gustavo@senepoltufubarina.com.br ou pelo telefone: (34)9979-6002.

Clique aqui para Baixar o Regulamento:
Regulamento_Alta_Performance_Tufubarina_2015

Confira o depoimento da professora doutora Carina Ubirajara:
https://www.youtube.com/watch?v=j8t8VGBmwX4

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!