TRÊS TOUROS JOVENS SÃO FINALISTAS DA 5ªPADS

A etapa final da 5ª edição da PADS (Prova de Avaliação de Desempenho a Pasto do Senepol), acontece na Fazenda San Francisco (Miranda-MS) com a participação de 108 animais. A escolha foi feita por técnicos do programa de melhoramento genético Geneplus Embrapa e da central de inseminação ABS PecPlan. Antes da aprovação da equipe técnica, os reprodutores participaram de provas de desempenho e foram avaliados em relação ao tipo racial, peso, ganho médio diário, evolução reprodutiva, conformação, precocidade e musculosidade, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea.

PADS

Os animais são classificados como Elite e que passam a integrar o Programa de Avaliação de Touros Jovens da raça Senepol (ATJ Plus) são: CMI 1791, do criatório Senepol CMI; TMR0217, do Senepol TAMAR; e GOUD 0549, do GOUD Senepol. O material genético será distribuído para as fazendas colaboradoras do ATJ Plus e para os participantes da prova. Em contrapartida, as propriedades devem enviar os dados dos produtos nascidos ao Geneplus para avaliação dos touros do programa.  “O objetivo é fomentar o uso de touros jovens nos rebanhos, contribuindo para a redução do intervalo de geração e, consequentemente, para o progresso genético da raça”, destaca o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Gilberto Menezes, que é um dos coordenadores do Programa de Melhoramento do Senepol no Programa Geneplus-Embrapa.

Nova etapa– A sexta edição da PADS começou no dia 1º de julho e vai até abril de 2017. Uma das novidades é a inclusão de fêmeas na prova. Segundo a Embrapa Gado de Corte, a intenção é identificar fêmeas precoces e mais produtivas para que sejam uma forma de escolha de doadoras dentro dos rebanhos selecionados da raça. A PADS Senepol é promovido pelo NBM Senepol – Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da raça Senepol.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!