Três motivos para apostar na cruza do Senepol com Simbrasil no Nordeste

Notícias

Publicado em: 25 de março de 2021
Três motivos para apostar na cruza do Senepol com Simbrasil no Nordeste

Um pecuarista de São Sebastião do Passé, região metropolitana de Salvador, na Bahia, quer saber se o resultado do cruzamento de touros Senepol com vacas Simbrasil vai ser adequado para a sua região.

Foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog Crossbreeding e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, que atendeu o criador, citando três motivos para o sucesso da escolha.

“Sua pergunta é interessante porque usando o Senepol sobre matrizes Simbrasil, você agrega algumas coisas, como, por exemplo, heterose, ou choque de sanguevigor híbrido, como a gente fala. Isso porque você está usando uma raça taurina adaptada (Senepol) que não tem ligação nem com Simental nem com Zebu (linhagens que formam o Simbrasil). Então você vai gerar heterose sobre esse gado. Além deste, existem outros dois motivos”, antecipou Zadra.

“O segundo motivo é que você estará produzindo animais muito adaptados, animais que vão ter mais ou menos em torno de 70% de tropicalização, que serão os filhos de Senepol sobre Simbrasil”, acrescentou.

“E, por último, é a complementaridade que você está gerando quando você usa uma raça como Senepol, que tem um biotipo mais precoce. Eu costumo dizer que é um biotipo de britânicos. Você está usando uma raça de menor porte sobre o Simbrasil, que é formado com ⅝ de Simental e ⅜ de Zebu, que produzem um animal de grande porte. O Simbrasil é considerado um bimestiço de grande porte”, justificou.

É muito bom cruzamento, vá em frente que você terá sucesso”, aprovou o especialista.

Confira no vídeo a seguir a resposta do zootecnista ao criador nordestino: https://www.girodoboi.com.br/noticias/tres-motivos-para-apostar-na-cruza-do-senepol-com-simbrasil-no-nordeste/

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print