Sumário de Touros 2017 será lançado no I Seminário Internacional de Senepol

Notícias

Publicado em: 25 de agosto de 2017
Sumário de Touros 2017 será lançado no I Seminário Internacional de Senepol

A experiência norte-americana com a avaliação genética do Senepol será tema da palestra do diretor e geneticista chefe da AGI (subsidiária da American Angus Association), Stephen Miller, durante o I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol, que ocorrerá nos dias 5 e 6 de setembro, em Uberlândia/MG. A palestra faz parte do painel “Melhoramento Animal: Avaliação e seleção genética”, programado para o segundo dia do evento. Já o pesquisador brasileiro Gilberto Menezes apresentará a experiência brasileira nesta área. Ele coordena na Embrapa Gado de Corte os trabalhos de avaliação genética para o Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol -PMGS, lançado este ano.

Durante o I Seminário Técnico Internacional será lançada a versão 2017 do Sumário de Touros da raça. No ano passado, o documento passou a divulgar as DEPs (Diferença Esperada na Progênie) para duas características ligadas à qualidade da carcaça, que são Área de Olho de Lombo (AOL) e Espessura de Gordura Subcutânea (EGS). Já na versão de 2017, elas foram incorporadas ao Índice de Qualificação Genética (IQG) da raça para ranqueamento dos touros do Sumário. A característica Peso ao Nascer também foi inserida ao IQG, que ainda leva em conta Total Materno à Desmama, Peso ao sobreano, Ganho de Peso Pós Desmama, Conformação Frigorífica ao Sobreano e Perímetro Escrotal ao Sobreano. Justamente por ser composto por uma série de características de grande impacto para a seleção animal, o IQG é considerado pelo mercado uma

informação essencial para definição dos acasalamentos que serão realizados no

rebanho.

Outros painéis previstos para os dois dias de evento são: Cenário econômico e o papel da cadeia integrada; Programa de Certificação da Carne – Compartilhando experiências; Manejo/Sanidade; Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol-PMGS, Provas Zootécnicas e Avaliação de Desempenho; Genômica Aplicada.

O evento integrará a programação do “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato”, que ocorrerá no Parque de Exposições Camaru entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro. Haverá mostra de animais, dia de campo, leilão, degustação de carne Senepol, projeto Senepol Solário, lançamento do Núcleo Feminino do Senepol. Outra atração será o “Túnel do Senepol: Caminho do pasto ao prato”. O público poderá conferir neste espaço toda a história da raça no Brasil e no mundo e sua contribuição para produção de carne, passando pelo pasto até a chegada à mesa do consumidor.

As inscrições estão abertas clique aqui e faça a sua. Acesse também a programação completa do evento.

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print