O Senepol não para de se destacar nos eventos do Espírito Santo. A última mostra foi na Festa Agropecuária de Iconha, que aconteceu de 19 a 22 de outubro no parque de exposições do município. A raça foi representada pelo Senepol Âncora, que esteve presente em 14 feiras do estado este ano, e pelo Senepol Taquaral, que fez sua primeira aparição.
Apesar de pequena (12 mil habitantes), Iconha é uma cidade muito bem localizada, entre o mar e as montanhas capixabas, está há 10 km do mar e próxima da divisa com o RJ (100 km). Destacada na produção de café e banana, tem no leite o forte de sua pecuária. De todas as feiras no Estado, Iconha foi a que levou maior número de animais aos pavilhões. E o Senepol se destacou de novo.
“É muito grande o interesse pelo Senepol por aqui, porque os criadores querem bezerros que nascem pequenos e não exigem esforço para parição das vacas, que se desenvolvem muito rápido e desmamam rústicos e pesados, melhorando, assim, o rebanho em peso e carcaça”, comentou Vanderson Vinturini, que batizou o seu criatório de Senepol Taquaral, nome do distrito onde ele começou a criar aos 17 anos.
“Comecei cedo e me dediquei muito à raça por acreditar demais nela, estudo bastante e ela tem uma presença importante na pecuária do Brasil”, declarou. Ele contou levou ao parque um touro reserva de sua fazenda e doadoras, além de babies P.O. que foram vendidos na feira, inclusive alguns que ficaram passeando soltos nos pavilhões de outras raças no parque, chamando atenção do público.
“Por causa dessas qualidades todas, muita gente me liga perguntando sobre cruzamentos com Senepol e o interesse é cada vez maior”. É por isso que ele e o Senepol Âncora já planejam novas amostras da raça no calendário de 2024 no Espírito Santo.