Senepol tem programação técnica e pavilhão nobre na Expo Umuarama 

Com cerca de 100 animais em exposição e palestra do superintendente da ABCBSenepol a raça terá a maior representatividade na principal mostra agropecuária do noroeste paranaense 

A Expo Umuarama, que em 2022 terá a 47ª edição nacional e 19ª internacional, tem o grande legado de mostrar através dos seus vários segmentos o enorme potencial econômico do município e do noroeste do Paraná. A tradição da pecuária e a força da agricultura se unem e destacam uma importante vitrine tecnológica e genética em que a raça Senepol será um dos destaques.

A mostra de animais terá exemplares de quatro criatórios que atuam como parceiros e praticamente abastecem a região de touros melhoradores que vem transformando a pecuária local pelas características e qualidades agregadas pela raça Senepol. O criador Diogo Bianchi, do Senepol 3B, fala da dinâmica do mercado. “Começamos em 2015. Desse tempo para cá, já triplicamos a produção, justamente pela demanda que só cresce. Quando foi decretado o fechamento do estado do Paraná como área livre de aftosa sem vacinação e proibida a entrada de touros de outros estados, tivemos que acelerar o processo mais uma vez. Saímos de 100 reprodutores para 400 por ano, em menos de uma década. Não atendemos só a pecuária de corte, mas também bacia leiteira média e pequena que aproveita os machos para o corte com valorização e, também conduzindo as fêmeas S1 para a ordenha”, conta Diogo que destaca a relevância da mostra local para a consolidação da raça na região. “Umuarama nos acolheu desde 2015 como importante vitrine para as pessoas que queriam conhecer a raça. A partir da primeira mostra a demanda nunca parou. Só temos a agradecer por esse espaço e a valorização”, comenta o selecionador.

Além da mostra, a Expo Umuarama também será palco da primeira reunião itinerante da ABCBSenepol. No dia 18 de março (sexta-feira), a partir das 15h, o Superintendente Técnico da entidade, Celso Menezes, fará uma palestra com o tema “O uso do Senepol como ferramenta para cruzamentos”. O evento será realizado na Sociedade Rural de Umuarama e contará com a presença do Presidente Itamar Neto. “Para todos da ABCB Senepol é uma grande satisfação estar junto dos criadores em suas casas e poder prestigiar o trabalho desenvolvido por eles para promover o avanço genético do rebanho Senepol das mais diversas regiões aproveitando todo potencial produtivo e econômico da raça, além de testemunhar a sua consolidação por todo o País”, destaca o presidente Itamar Neto.

A reunião itinerante da ABCB Senepol é uma iniciativa que surgiu no Mega Encontro “Senepol Tá ON” e só agora pode ser concretizada. “Isso é só o começo. Os eventos institucionais regionais serão uma ação constante e duradoura. Acreditamos que essa é uma forma de manter a entidade próxima dos associados que nos ajudam a construir a história da raça Senepol”, complementa Itamar.

Os expositores confirmados da feira de Umuarama são amigos de longa data e estão empolgados com o evento. “Estarão presentes a 4A do criador Arthur César Vigilato, que é o precursor desse mercado local e um mentor do nosso criatório, o 3B Senepol. Também vão levar animais o Marcos Capelezzo da Senepol São Gabriel que está firme na raça e o Guilherme Góes da Senepol Góes. Nós trabalhamos como um núcleo e um selecionador dá suporte para o outro. Buscamos manter a união em torno do objetivo comum de consolidar a raça Senepol que é uma paixão comum e um negócio rentável. Além da mostra, teremos tourinhos para comercialização”, finaliza Diogo.

A Expo Umuarama acontece de 10 a 20 de março. A expectativa de público é de 210 mil pessoas e de movimentação financeira de R$ 65 milhões.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!