SENEPOL TEM LOTE MEIO SANGUE VALORIZADO EM LEILÃO NO MATO GROSSO

Notícias

Publicado em: 1 de julho de 2016
SENEPOL TEM LOTE MEIO SANGUE VALORIZADO EM LEILÃO NO MATO GROSSO

No sábado, dia 11 de junho, foi realizado no Parque de Exposições Tartesal Inez de Castro em Rondonópolis (MT) o 3° Leilão Top Plangene. O evento ofertou touros das raças Nelore, Senepol e Angus. No pregão, o gado vermelho se destacou com lote bem valorizado.

O médico veterinário e atual diretor geral da pecuária do grupo Giongo Senepol, Astrolino Antunes de Souza Júnior, levou o Senepol para ser conhecido no leilão. Ele contou que o Grupo se interessou pela raça há três anos devido à bela rusticidade, ganho de peso e precocidade do gado Senepol. “Antes dos animais puros, investimos no cruzamento com touro a campo. Usávamos inseminação IATF, mas como compramos muitos touros Senepol e vimos que eles aguentam a campo, partimos para a raça pura. Então, começamos a investir no gado PO, através de FIV. Fomos crescendo na pecuária na parte do Senepol e começamos agora a divulgação. Nós temos matrizes Nelore, fazemos cruzamento industrial com Senepol e usamos as vacas Nelore como receptoras. Assim, resolvemos levar um lote de macho e um lote de fêmea para serem comercializados no 3° Leilão Top Plangene, evento que tem sempre cruzamento de outras raças com angus principalmente, e eu topei o desafio de levar o Senepol para ser conhecido por esses criadores”, explicou Astrolino.

De acordo com o diretor geral da pecuária do grupo Giongo Senepol, a participação do gado vermelho no leilão foi de destaque. “O nosso lote de macho Senepol ½ sangue pesando 254 kg de média, sete meses e meio, foi comercializado por R$ 1740,00. E o lote de fêmeas com 228 kg de média, com sete meses e meio também de média, foi vendido por R$ 1200,00. Considerando todos os lotes do leilão, o nosso lote de macho do cruzamento de Senepol foi o segundo lote mais caro”, detalhou Astrolino. Entre Nelore, Angus, o Senepol ficou com maior preço por quilo vivo no leilão.

13552585_979815748803186_317290619_n

O diretor de Marketing e Eventos da Associação Brasileira de Criadores de Senepol (ABCB Senepol), Ricardo Magnino, explicou que a raça tem valorizado significativamente como aconteceu na comercialização nesse leilão, devido a grande procura pelo Senepol. “Os animais Senepol estão chegando no frigorífico para abate e a resposta da indústria tem sido muito boa. As carcaças estão muito bem acabadas e tem dado um feedback muito bom para o produtor. E essa notícia está repercutindo nas regiões onde tem muito abate e o pessoal está começando a procurar o bezerro Senepol para poder fazer a terminação e enviar para o frigorífico. Esse preço de venda do Senepol nesse leilão vem para confirmar aquilo que a gente já vem falando algum tempo que o animal é mais precoce e define melhor a carcaça. Assim, aumenta a procura pelos animais e acredito que o preço vai ser cada vez mais diferenciado, agregando um valor muito bom para o criador, aquele que produz o bezerro”, analisou Ricardo. Ainda segundo o diretor de Marketing da ABCB Senepol, o momento é muito bom para a raça!

Astrolino está satisfeito com o resultado do leilão e confirmou que a intenção do Grupo Giongo Senepol é cada vez mais investir na raça.

 

Eloiza Fontes – Grupo Publique

eloiza@publique.com

 

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print