Senepol será destaque em Dia de Campo da UFU e Festival Braseiro

Dois eventos que acontecem neste final de semana vão apresentar ao público informações sobre o potencial produtivo e a qualidade da raça Senepol. Neste sábado (06/05), acontece o “Dia de Campo 3ª edição da Prova de Eficiência Alimentar” na Fazenda Experimental da UFU, a partir das 8h, na Fazenda Experimental da UFU, em Uberlândia/MG. Mais de 330 pessoas inscreveram-se para o evento, entre universitários de Ciências Agrárias, professores da Universidade Federal de Uberlândia, criadores de Senepol e pecuaristas interessados em conhecer a raça.

As virtudes zootécnicas da raça Senepol serão tema da palestra do superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes. Já a professora da UFU, Janine França, ministrará palestra sobre “Os pilares do bem-estar animal na criação da raça Senepol”. A terceira palestra do evento será proferida pela pesquisadora da UFU, Carina Ubirajara de Faria, falará sobre “Por que selecionar para eficiência alimentar”.

No encerramento do “Dia de Campo 3ª edição da Prova de Eficiência Alimentar”, haverá a divulgação do resultado da prova e uma mostra de animais avaliados. Nesta edição da prova, participaram 24 exemplares que passaram por avaliações em relação à área de olho de lombo, acabamentode carcaça ou espessura de gordura subcutânea, marmoreio, ganho em peso, perímetro escrotal e serão ranqueados pela avaliação de consumo alimentar residual, ou seja, a capacidade de transformar alimentos de origem vegetal menos nobres em proteíina de elevado valor biológico ao consumo humano.

Festival Braseiro – Já em Cuiabá o sábado será de degustação da carne Senepol. A segunda edição do “Festival Braseiro” deve reunir três mil pessoas no Parque de Exposições da Acrimat, em Cuiabá/MT. O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Fábio Mello, comandará a Estação do Senepol no evento e será responsável por pilotar a churrasqueira. Serão oferecidos na estação 150 quilos de carne Senepol, provenientes do criatório Senepol Belo Brasil, sendo cortes de ancho, chorizo, costela de tira e costela.

Segundo Mello, a maciez, sabor e suculência da carne do Senepol e a rapidez com que ficam prontos os cortes são diferenciais da raça. O público ainda irá receber informações gerais sobre a raça, como origem e sistema de criação e principalmente onde comprar. A carne destinada ao Festival é de animais meio-sangue Senepol, cruzados com Nelore.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!