Senepol promoveu bem estar animal em webinar

O tema “Docilidade & Rusticidade – Benefícios da adoção das boas práticas de bem estar animal no manejo de bovinos Senepol” elencado para o “7º Webinar Senepol – a raça em foco” foi sugerido pelo Núcleo Feminino da ABCB Senepol e trabalhado pelo renomado especialista Mateus Paranhos, professor da UNESP de Jaboticabal. O zootecnista é um dos pioneiros das pesquisas sobre o tema no País, e há décadas segura bem alto a bandeira do bem estar animal produzindo para o âmbito acadêmico, produtivo e comercial inúmeros estudos, teses e artigos, desenvolvendo técnicas e teorias, coordenando a criação de equipamentos e estruturas que visam as boas práticas no manejo do rebanho desde a pastagem, passando pelas etapas de curral até chegar aos embarques e transporte, bem como assumindo a condição de porta voz dos defensores das boas práticas junto à mídia.

Mas o fundador do Grupo Etco é também conhecedor da raça Senepol e ele falou no webinar dos avanços e melhorias com a conscientização de criadores e pecuaristas nesse segmento, destacou as vantagens econômicas e zootécnicas promovidas pela adoção das boas práticas no cuidado dos animais e comentou diversas questões de contribuição do rebanho pelas características de docilidade e rusticidade do Senepol.

“A pecuária brasileira é uma das mais relevantes do mundo e ao longo dos anos tem se especializado em produzir bons resultados para os criadores e, também, garantir cuidados adequados e respeito aos animais do campo.A adoção de técnicas de boas práticas além de vantagens para o negócio pecuário com a redução do estresse do gado também reduz o estresse de quem trabalha com os animais e minimiza os riscos da atividade. Essas questões são muito importantes e são pauta de todo o mercado internacional”, adiantou Paranhos.

No decorrer da palestra online Mateus Paranhos discorreu em detalhes e reforçou mensagens sobre as abordagens positivas para fixar rotinas e processos que vão contribuir com o desenvolvimento e a viabilidade do negócio pecuário, minimizar riscos de acidentes com animais e equipe de colaboradores, potencializar investimentos em genética, sanidade, nutrição e reprodução.

Sobre as características do Senepol o professor Mateus Paranhos também respondeu a diversas perguntas dos internautas. “A mansidão e a docilidade são características diferentes que podem e devem ser selecionadas. Na mansidão, que se refere ao animal que não tem agressividade, há comprovação de herdabilidade, mas tudo vai depender do manejo também. Temos reponsabilidade de zelar pelo futuro da produção pecuária do Brasil e precisamos fazer isso agora”, disse Paranhos.

Ao final da apresentação o pesquisador indicou o caminho para o acesso aosmanuais de boas práticas do Grupo ETCO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia) vinculado a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP, campus de Jaboticabal no www.grupoetco.org.br

O Webinar foi acompanhado por cerca de 400 pessoas e teve 1 hora e 25 minutos de duração e pode ser visto por tempo indeterminado em: https://youtu.be/g6YKnyJM5xI

A 8º edição do projeto já tem definido como tema “Estação de Nascimento: dica e cuidados pra o pré e pós parto” e será no dia 18 de julho, a partir de 19h30, com a médica veterinária Marcela Barbosa

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!