Senepol participa do CP Lagoa

 Teste de performance avalia os animais em 12 características e comprova os de genética superior

 

Realizado pela CRV Lagoa e com apoio dos players da pecuária de alta genética do país, o CP Lagoa é um teste de performance destinado à avaliação de raças de corte zebuínas e taurinas. Criado em 2007, o CP (Centro de Performance) é realizado na sede da CRV Lagoa, localizada a 6 km da cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo.

Os animais são mantidos em confinamento durante aproximadamente 200 dias, para que possam ser avaliados em 12 características: peso final, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio.

IMG_7816 (Copy)

Os exemplares participantes são separados por raça e alocados em piquetes, com cocho coberto e bebedouros. Diversos criatórios enviam seus animais para o CP, que lhes proporcionam uma série de benefícios.  Ao final da avaliação, o criador identifica pontos fortes e fracos dos seus animais, o que possibilita traçar estratégias de acasalamento para correção das fragilidades. Além disso, tem a oportunidade de disponibilizar seu animal ao mercado na forma de leilão, o que valoriza o preço do mesmo. Além disso, o animal pode participar do Programa de Melhoramento Genético de Bovinos de Corte da CRV Lagoa (PAINT) e integrar a seleção de touros da CRV.

Toda a bateria de touros da CRV Lagoa é composta por animais oriundos do CP, que consiste num total de 11 touros reprodutores. De acordo com Cristiano Leal, gerente de corte da CRV Lagoa e organizador do CP, “o teste proporcionou à CRV ser autossuficiente na contratação de touros, eliminando a importação de sêmen e valorizando os criadores do Brasil. Os touros identificados no CP já têm seus filhos também avaliados e campeões da prova – alguns exemplos são o Poroho da Soledade e Gypsy da Tufubarina”.

IMG_8018 (Copy)

Senepol no CP

Neste ano o teste começou no dia 31 de abril e tem previsão para terminar em 11 de outubro. Ao todo, são 171 animais, sendo 93 machos e 78 fêmeas, oriundos de 20 criatórios.

Em 2012, o Senepol participou do teste GrowSafe, que mede o quanto de comida ingerida pelo animal é transformado em carne. Foi a primeira prova do mundo da raça para testar a eficiência alimentar. Hoje, a CRV já possui um dos touros avaliados pelo por esse teste, o Avassalador da Tufubarina.

A avaliação genética do Senepol no CP Lagoa irá permitir a identificação dos animais geneticamente superiores, além de “selecionar os reprodutores de padrões raciais ideais, progênie sexual precoce, e também ver se o animal é eficiente em ganho de peso e com precocidade de terminação atingida em menor idade, assim garantindo rendimento de carcaça e qualidade da carne” comenta Cristiano.

Durante o CP, o criatório Soledade Senepol, juntamente com a CRV, prepara um dia de campo para apresentar os animais que já estão na prova e também apresentar os resultados dos anos anteriores. Outra importante comprovação dos resultados obtidos no CP é a valorização do mercado perante a avaliação genética realizada no teste.

IMG_7814 (Copy)

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!