Senepol oferta genética de alta qualidade no Camaru 2016

Com três eventos programados para a comercialização de animais Senepol, a 53ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru Agronegócios 2016 vem confirmando o excelente mercado para a raça no país. O 1 º Leilão União Senepol, ocorrido no dia 1º de setembro, abriu a agenda de eventos de negociações da raça na feira ofertando 40 doadoras Senepol PO, oriundas dos plantéis de 20 criadores que realizaram o pregão em parceria com a Senepol Nova Vida. Um dia antes do remate, no Happy Hour Senepol Nova Vida, houve desfile das doadoras. “Estamos todos juntos em prol da raça Senepol, oferecendo o que há de melhor em nossos plantéis”, garante Ricardo Arantes, diretor da Senepol Nova Vida. Recentemente, o criatório apresentou uma simulação do retorno financeiro oferecido pela raça a partir da comercialização de embriões. Em média, cada novilha rende cinco embriões em cada uma das seis aspirações anuais recomendadas. Considerando o preço médio de R$ 1.000,00/embrião, o lucro mínimo estimado é de R$ 30 mil, com a vantagem de as doadoras Senepol serem longevas.

2º Canaã Day – No dia 2 de setembro, mais uma oferta de animais movimentou o Camaru Agronegócios 2016. Com a presença de criadores de várias regiões do Brasil, o 2º Canaã Day negociou mais de 80 animais e 600 embriões. Para Ricardo Magnino, que comanda o Senepol Canaã juntamente com Otahyde Gomide, esta segunda edição do evento confirmou o grande momento da raça, com total liquidez nas vendas. “O mercado está bastante aquecido. Em março realizamos um leilão que superou as expectativas e agora, dentro do Camaru, obtivemos o mesmo sucesso.”, diz Magnino, que também é diretor de Marketing da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). Segundo ele, a participação da raça cresce a cada ano no Camaru 2016, que hoje se tornou uma grande vitrine para o Senepol.

O criador José Ramon, da Arroba Senepol, localizada em Franca/SP, trabalhava com cruzamento industrial, mas, há 3 anos, depois de ver os primeiros resultados obtidos com a raça, optou por criar apenas Senepol. “Encontrei a raça ideal para a pecuária de corte. É um animal que vem ao encontro do que a pecuária brasileira precisa. Além de ser produtivo, é economicamente viável, precoce, rústico e cobre a campo.”

Eninson Lopes Ferreira não completou um ano no Senepol, mas já está animado com as perspectivas de negócios. As áreas da Fazenda Cruz Alta, em Ibiraci/MG, onde a cafeicultura não é viável, Ferreira reservou para seu projeto de pecuária com Senepol que visa à produção de touros. “Trabalhava no local com cria e recria, mas quando vi os resultados do meio sangue Senepol me apaixonei pela raça e decidi investir na produção de touros”, esclarece.

O mercado para a raça também segue a todo vapor em Paranaíba/MS, cidade em que o criador Claudemir dos Anjos mantém seu rebanho Senepol, hoje composto por 170 animas PO. No próximo ano ele pretende fazer seu primeiro leilão de touros da Interfogos Senepol. “Mato Grosso do Sul é o segundo maior rebanho de Senepol do país. A raça está crescendo ainda mais na região e a nossa expectativa é atender esse grande mercado ofertando genética de qualidade.”, assegura Claudemir dos Anjos.

Outro criador que esteve no 2º Canaã Day e ressaltou o potencial econômico da raça foi Mário Silva, da JRS Senepol. Juntamente com os irmãos André e Fábio, ele cria Senepol em Guararapes/SP há 9 anos e conta com um projeto de franquia faz cincos anos que vem permitindo a expansão da raça para vários Estados. A JRS Senepol tem franqueados em Minas Gerais, Tocantins, Pará, Bahia, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Entramos na raça após verificarmos em vários estudos técnicos a grande demanda por touros que existe no país. Hoje vemos que o Senepol está provando no campo seu potencial. Prova disso é o grande número de recompras que temos. O investidor sempre volta a comprar após ver os primeiros resultados com a raça no campo.”, destaca Silva.

Shopping Senepol Belo – A agenda de negociações oficiais no Camaru 2016 será encerrada no dia 4, domingo, com o Shopping Senepol Belo, na Fazenda Monte Belo, a partir das 9h. Serão ofertados mais de 50 exemplares da raça.

Informações para a Imprensa | Grupo Publique

(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique

(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!