Senepol muito bem na fita do mercado de sêmen

A ABCB Senepol comemorou o desempenho individual da raça em praticamente todos os serviços computados pela ASBIA.

A indústria do sêmen publicou os resultados positivos do ano de 2021. O crescimento do mercado nacional segundo a ASBIA (Associação Brasileira da Inseminação Artificial) foi de 40,4% com um total de 35.898.394 doses, frente as 25.577.639 do ano anterior. Na exportação de 2021 o Senepol liderou as vendas entre os taurinos com um volume 42% superior ao das doses comercializadas em 2020, representando 3% do total do sêmen exportado pelo Brasil. Entre as raças de corte, os touros Senepol mantiveram a raça no TOP 10 das mais vendidas. A evolução registrada foi de 10%, comparado a 2020 e de 26%, comparado a 2019.

Em destaque também o crescimento na categoria PS (Prestação de Serviço), com um total de 83.273 doses produzidas em 2021, o que define um crescimento de cerca de 7% em relação a 2020 e reforça a aceitação da raça Senepol no mercado de IA, com um maior número de criadores utilizando sua genética no cruzamento industrial.

“Também não podemos deixar de relacionar o crescimento da venda de sêmen entre 2019 e 2021, de 26%, ao esforço de divulgação das qualidades da raça para a produção do 1/2 sangue Senepol e da demanda aquecida por cruzados em que a genética da raça contribui de forma vantajosa para os pecuaristas. Um exemplo é o da criação do portal ‘www.aquitemsenepol.com.br’ que indica as centrais de sêmen com genética da raça disponível”, aponta Giuliano Wassall, Diretor de Marketing da ABCBSenepol.

O Senepol é um aliado para o fortalecimento da bovinocultura nacional e vem provando seu valor para tornar a base da cadeia produtiva da carne mais rentável, eficiente e sustentável. “Em pouco mais de duas décadas a raça se destaca como um insumo acessível e de alta qualidade. O crédito é da força da raça, mas também de todos os selecionadores que se empenham no sentido de promover o melhoramento genético do Senepol voltado para as condições e necessidades dos modelos de criação desenvolvidos nos diversos ambientes do País. Esses resultados são motivo para comemoração, mas também para nos estimular a seguir adiante no caminho da melhoria da atividade”, diz o presidente da entidade, Itamar Netto.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!