Senepol fortalece representatividade no Sul

No feriado da Independência, o Senepol foi destaque na pista de bovinos da Expointer 2021 e entrou oficialmente para a Febrac

No último dia 6 de setembro (segunda-feira), o público da Expointer teve a grande oportunidade de conferir bem de perto a qualidade dos animais expostos pela Cabanha Senepol da Coxilha e para conhecer, em detalhes, a história da raça no Brasil na apresentação especial do presidente Itamar Neto e do Superintendente Técnico Celso Menezes, representantes da ABCB Senepol. Em conjunto, a dupla ministrou a palestra “21 anos de Senepol no Brasil: crescimento na região Sul pavimenta novos horizontes para a raça”.

“Mais de 40 pessoas se inscreveram no evento presencial. Consideramos esse volume de interessados muito bom, pois a presença de visitantes na Expointer foi limitada a menos da metade do que costumeiramente o Parque Assis Brasil recebe nos dias de maior movimento, como no feriado”, contou Celso Menezes.

Essa foi a segunda vez que a raça Senepol integrou a mostra de Esteio, considerada a maior do Agro em toda a América Latina. E mais uma vez foi destaque nos pavilhões de bovinos, entre dezenas de raças taurinas e zebuínas selecionadas para a atividade de corte.

A entrega da carta de adesão da ABCB Senepol (Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol) ao presidente da Febrac (Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça), Leonardo Lamachia, manteve igualmente a raça no centro das atenções.

O diretor de feiras e exposições da entidade, o zootecnista Nathã Silva de Carvalho, considerou a entrada da raça Senepol na Febrac um dos acontecimentos mais importantes da edição de 2021. “O Senepol é uma raça adaptada que chega ao Rio Grande para agregar valor zootécnico à atividade pecuária. Os atributos naturais, herdados desde sua origem a partir do cruzamento do europeu Red Pool com o africano N’Dama, e os melhorados pelos criadores com avaliação genética e genômica, oferecem muitas vantagens para o mercado da região Sul”, avalia o diretor da Febrac.

Para o presidente da ABCB Senepol, a incursão da raça na região Sul será rápida, consistente e positiva. “Fomos muito bem acolhidos por todos que estiveram conosco em Esteio. A cultura do povo é muito voltada ao Agro e ao mundo rural. Os cabanheiros amam fazer seleção e são extremamente profissionais nos trabalhos que desenvolvem no campo. O interesse deles na nossa palestra foi uma motivação a mais. Tenho certeza de que, em pouco tempo, a raça Senepol estará estabelecida e com um mercado sólido no Sul, afinal, algumas qualidades do gado, como a resistência a carrapatos, são essenciais para a melhoria da pecuária gaúcha”, contou Itamar Neto.

A filiação da ABCB Senepol à Febrac garante uma cadeira e espaço junto à entidade que tem como missão promover a defesa legítima dos direitos, interesses e aspirações da classe dos criadores de animais de raça, estimulando a seleção, oferecendo suporte comercial e qualificação zootécnica no sentido de obter a melhor genética, com foco na entrega de um produto de qualidade para os mercados internos e externos. Além de manter intercâmbio técnico e científico com entidades afins, propondo medidas, políticas e ações para atender aos anseios e prioridades do setor.

Na Foto: Diretoria da Febrac recebe carta de filiação da ABCB Senepol

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!