Senepol estreia com sucesso em exposição de Santa Catarina

Apesar de já ser selecionada em Santa Catarina, a raça Senepol teve sua primeira participação em exposição catarinense neste mês de outubro. Durante a Expolages 2017, realizada de 10 a 15 de outubro na cidade de Lages/SC, os associados da ABCB Senepol Maria Vitória Fae Proença e Cristian Lisboa fizeram uma mostra de animais de seus criatórios. Os exemplares ainda participaram do desfile ocorrido durante a abertura oficial da Expolages 2017, solenidade que contou com a presença do governador Raimundo Colombo. Os dois expositores receberam um troféu da Associação Rural de Lages pela estreia na Expolages.

Segundo o governador, a Expolages é um evento que possibilita a integração, e ressalta a notoriedade da força e a visão de quem projeta o futuro do município e da região, sempre em busca do desenvolvimento. Raimundo Colombo visitou o pavilhão onde a raça estava exposta. Pelo local, também passaram muitas crianças, pecuaristas, acadêmicos, empreendedores que queriam saber mais sobre o Senepol. Vários criadores de outras raças mostraram interesse em investir na raça.

Para divulgar informações técnicas sobre o Senepol aos visitantes da Expolages, o técnico Inspetor do Serviço de Registro Genealógico da ABCB Senepol e do Geneplus Embrapa, Luciano Coelho, ministrou palestra no dia 13 de outubro sobre as “Virtudes Zootécnicas da Raça Senepol”. “O Estado de Santa Catarina tem um clima muito propício para a criação de Senepol. Como a raça é muito rústica e os touros conseguem cobrir a vacada a campo mesmo em regiões de temperaturas mais altas, ela é uma excelente alternativa para o cruzamento industrial no Estado.”, explica o técnico Inspetor, que durante a Expolages efetuou o registro genealógico definitivo de três animais do criatório Senepol Vitória. Foram os primeiros exemplares da raça nascidos e criados em Santa Catarina que receberam o RGD.

Para incentivar a ampliação dos rebanhos de Senepol em Santa Catarina, ao final da palestra foram sorteadas doses de sêmen doadas pelos criadores Alberto Diniz (Senepol da Ilha), Camillo Gomes Leal (Senepol Sertanejo), Gilmar Goudard (Goud Senepol), Maria Vitória Proença (Senepol Vitória) e Pedro Crosara (Senepol Santa Luzia). O diretor de Eventos da ABCB Senepol, Camillo Gomes Leal, representou a entidade no evento.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!