Senepol em foco na Live da FAZU O zootecnista Celso Menezes, Superintendente Técnico da ABCB

Senepol foi entrevistado pelo Diretor Acadêmico das Faculdades Associadas de Uberaba, Carlos Henrique Cavallari Machado, na programação de LIVES da instituição de ensino.

A conversa durou quase uma hora. A dupla fez um apanhado geral e global sobre a raça, pontuando a origem e a história da formação do rebanho Senepol no Brasil. Menezes relembrou vários fatos do arrojo dos criadores – desde as primeiras importações até chegar as questões atuais.

“O objetivo das Lives da FAZU é enriquecer o conhecimento técnico dos universitários e ampliar a formação dos futuros profissionais das ciências agrárias, além de oferecer conteúdo a todo o público interessado. Sabemos, até pela nossa parceria em provas, que a seleção da raça Senepol prioriza a ciência e a pesquisa na sua evolução, além dos atributos diferenciados para uma raça taurina. Por isso valorizamos esse conteúdo”, conta o diretor da FAZU.

Celso Menezes e Ike Cavallari discorreram sobre o impacto positivo que o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), executado em conjunto com o Geneplus/Embrapa tem na evolução global do rebanho PO e a contribuição da genética melhoradora no gado de corte comercial e destacaram o pioneirismo dos Sumários que começaram a ser processados e impressos a partir de 2008. “Tivemos também a oportunidade de explicar como o Senepol tem aproveitado, também de forma inédita, a ferramenta da genômica e como o rebanho genotipado tem um alinhamento com os índices de avaliação tradicional. Esse trabalho é muito estimulante e importante pois traz mais confiança de que estamos conseguindo selecionar características desejadas e controlar outras que são antagônicas ao melhoramento. Foi uma conversa muito produtiva e só tenho a agradecer ao corpo docente da FAZU por essa oportunidade”, diz Celso Menezes. Quem quiser saber mais sobre o Senepol é só acessar o link: https://youtu.be/7adzm3WcCt0

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!