Senepol é líder no Ranking de Cruzamento Industrial em MT.

Concorrendo pela primeira vez, a Fazenda Água Limpa foi uma das grandes ganhadoras da 2ª etapa do Programa Quality 2010, promovido no dia 26 de Junho, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, pela Associação dos Criadores do Sul de Mato Grosso, Criasul. A fazenda, que tem como sede de seu escritório o município de Rondonópolis (MT), é de propriedade de Jair dos Santos e concorreu com dois lotes de cruzamento industrial, um de macho e outro de fêmea, e ficou em primeiro lugar nas duas categorias.


Lote premiado 1: produtos 50% Senepol x 50% Nelore.

Os animais premiados da Água Limpa são da raça Senepol, que tem como principais características grande resistência a doenças e insetos, maior tolerância ao calor, facilidade de parto e vigor dos bezerros, eficiência maternal e longevidade. De acordo com a zootecnista Cristiane Rabaioli, organizadora dos leilões da Criasul, essa foi a primeira vez que gados de cruzamento industrial participam de julgamento no Quality. “O resultado foi tão bom, que a nossa expectativa para o próximo ano é aumentar o número de participantes com gado cruzado”, avaliou Cristiane.

Os animais são julgados por juízes credenciados a Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ) e são analisados quanto à homogeneidade, caracterização racial, carcaça, precocidade e peso, critérios que se adequaram perfeitamente a raça Senepol. “Essa raça tem vantagens tanto no campo, quanto no confinamento. No pasto ele tem uma capacidade de pastoreio excelente, encontram alimentos onde nenhum outro animal encontraria, além de serem animais considerados de baixa manutenção nutricional. No confinamento, o Senepol continua provando através dos programas de pesquisa que são animais de alta performance em grandes confinamentos e programas de terminação”, ressaltou Jair.


Lote premiado 2: produtos S1 (50% Senepol x 50% Nelore).

A raça foi implantada no país há apenas 10 anos, e a Fazenda Água Limpa, é considerada o maior criatório de Senepol no mundo, além de ser referência em genética, o que condiz exatamente com a intenção do Programa Quality, que é incentivar o uso de tecnologia aplicada na pecuária no sul do Mato Grosso. “O Quality é uma espécie de vitrine para o produtor que participa, por isso, uma das nossas missões é o incentivo ao melhoramento genético, inseminação, além de um bom manejo de pastagem e qualidade da alimentação, pois sabemos que quem ganha com tudo isso é o próprio produtor e todo o setor”, destacou a zootecnista da Criasul.

O presidente da Criasul, Marco Túlio Soares, acrescentou que um dos objetivos do projeto, do qual faz parte o Leilão Quality, é identificar e valorizar o trabalho dos produtores que já investem em tecnologia da produção, como é o caso da Água Limpa Senepol. “Fazendo isso, colocamos em destaque a região sul do Mato Grosso com a melhor genética do Estado”, explicou Marco Túlio, completando que essa é uma maneira de se fortalecer, tecnificar e aumentar a rentabilidade de todo o setor agropecuário.

De acordo com Cristiane, o Leilão Quality acaba agregando mais valor aos animais dos produtores participantes. A zootecnista conta que alguns chegam a valorizar cerca de 30%, e, por este motivo, muitos pecuarista se inscrevem com a finalidade de ter uma oportunidade de mostrar o seu trabalho, valorizar seu gado e conseqüentemente obter mais oportunidades de negócio. Inclusive, tal visibilidade já foi sentida pelo proprietário da fazenda ganhadora. Segundo Jair dos Santos, após seus dois lotes terem ganhado, já houve uma procura maior por pecuaristas interessados na raça Senepol. “Ficamos muito satisfeitos com essa premiação e mais contentes ainda por saber que podemos representar Rondonópolis como exemplo de uso de tecnologia na pecuária”, comemorou.


Fazenda Água Limpa, campeã da 2ª etapa do Programa Quality 2010 – Criasul.

Em abril a Fazenda Água Limpa também foi destaque na EXPOLONDRINA, Feira Agropecuária realizada na cidade de Londrina (PR). Na ocasião, a Revista AG em parceria com a Sociedade Rural do Paraná, realizou 10 ª edição do Prêmio The Best, único prêmio a nível nacional a reunir os melhores criadores de 45 raças bovinas, bubalinas (búfalos) e eqüinas, e o ganhador foi a fazenda de Jair do Santos. “São prêmios como estes que valorizam ainda mais o trabalho de toda a equipe da Fazenda Água Limpa Senepol e que levam o nome de Rondonópolis como referência em genética para todo o país”, concluiu o pecuarista.

Links referentes a matéria:
www.omatogrosso.com.br/noticias.php?id=436&subcategoriaId=3
www.primeirahora.com.br/noticia.php?intNotID=35179
www.agoramt.com.br/2010/noticia.php?codigo=16662

* Créditos: Jornalista – Heidy Prado
* Divulgação: Senepol Água Limpa

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!