Senepol é destaque na Femec 2017 por meio do Pró-Genética

FEMEC

Ações institucionais da ABCB Senepol e o programa de comercialização facilitada atraíram investidores para a raça durante a feira

A raça Senepol foi um dos destaques da sexta edição da Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais (Femec). A divulgação ocorreu por meio do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais – Pró-Genética e Pró-Fêmeas.  A iniciativa, que estimula os pecuaristas na melhoria da cadeia produtiva com animais selecionados, facilita a comercialização e a interação do setor.

Para a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), a participação na Femec aproxima a raça do público ligado ao setor agropecuário e estreita a relação entre as atividades que se incorporam em um mesmo interesse, o crescimento do agronegócio brasileiro.

Os criadores de Senepol que participaram do evento, como expositores, ressaltaram o papel da feira como canal de vendas e troca de experiências. Dessa forma, além de promover o crescimento e expansão da raça, o evento tende a melhorar os rebanhos de Minas Gerais.

A promoção de negociações com novos pecuaristas e o trabalho de divulgação institucional da raça foram os pontos destacados pelo produtor Luiz Henrique Peixoto, do Senepol LHP, que participou da feira como expositor. “Durante a Femec, houve muita procura, consultas e a abertura de negociações que foram posteriormente finalizadas na fazenda”, declara.

A Femec expôs os desdobramentos do agronegócio para pecuaristas, agricultores, estudantes e empreendedores de vários setores, entre os dias 22 e 25 de março, no Camaru em Uberlândia (MG). A feira teve um recorde de 52 mil visitantes, contou com 120 expositores e movimentou em negócios gerados e prospectados cerca de R$ 219 milhões, de acordo com os organizadores.

Senepol se consolida no Pró-Genética

Inserida há três anos no Pró-Genética e Pró-Fêmeas, a raça Senepol têm se estabelecido como uma geradora de ótimos negócios. O investimento começa com a melhoria dos rebanhos no Estado, e segue com a expansão e fortalecimento da raça.

Criado em 2006, o Pró-Genética tem oportunizado aos produtores a possibilidade de adquirir animais melhoradores em Minas Gerais, uma vez que uma das suas características é a comercialização facilitada em feiras agropecuárias e leilões chancelados pelo programa.

 “A realização do Pró-Genética começa com as associações que organizam os eventos, e segue com a participação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), responsável pelas questões sanitárias e certificação de transporte. Também, a Emater (MG) possui um papel importante na mobilização dos eventos, já a validação de todo o processo é feito pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – por meio da atuação de um grupo gestor”, comenta o superintendente de desenvolvimento agropecuário da Seapa, Leonardo Kalil.

Pedro Crosara, presidente da ABCB Senepol, reforça a importância de participar do Pró-Genética, “a visão que a Associação tem é que precisamos estar envolvidos ao longo de toda a cadeia de fornecimento de material genético, saindo do pasto até o prato do consumidor. Para isso o melhoramento genético é fundamental e o Senepol se posiciona muito bem”, afirma.

Com ampla experiência no setor pecuário e conhecimento profundo da raça, o superintendente técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, declara que o programa é uma ferramenta facilitadora dos negócios.  Os pecuaristas adquirem animais de genética melhoradora, com registro genealógico e demais critérios exigidos pelas normas regulamentares do Pró-Genética.

“Verificamos também, por outro lado, um facilitador muito grande para o crescimento da raça. Os criadores inseridos na seleção do Senepol ganham mais oportunidades para a comercialização dos seus produtos. Assim, o programa é um jogo de mão dupla, todos ganham no processo”, aponta Menezes.

O produtor Luiz Henrique Peixoto, destaca a relevância do programa.  “O Pró-Genética tem um impacto positivo, pois além de fomentar as vendas em Minas Gerais, proporciona a divulgação institucional da raça, ampliando para o público o conhecimento sobre o Senepol. Outro papel importante refere-se à melhoria genética do rebanho do Estado”.

Por Karina Mamede

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!