SENEPOL É DESTAQUE NA 56ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS

A raça Senepol marca presença pela segunda vez na 56ª Exposição Estadual Agropecuária de Minas Gerais. Com público estimado de cerca de 20 mil pessoas incluindo produtores rurais, criadores, estudantes, profissionais e demais agentes do setor, o evento está sendo realizado no Parque da Gameleira e prossegue até domingo, 05 de junho. Nesta edição da Exposição vieram mais de 60 animais da raça Senepol, cerca de 50% a mais do que no ano passado. O crescimento da participação no evento é devido à procura nacional pelo gado Senepol que tem aumentado significativamente. Para a ABCB Senepol (Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol), é importante a participação da raça neste evento, pois a Exposição atrai criadores de todo o estado.

Criadores e visitantes no stand da ABCB-Senepol

Criadores e visitantes no stand da ABCB-Senepol

Elias Bottreal Reis da Senepol Porteira de Tábua é de Varginha (MG) sempre criou Nelore e se interessou por Senepol há mais de um ano, porque “a raça vende genética. Através do cruzamento, o Senepol ajuda muito no melhoramento genético do gado Nelore, que está consolidado por todo país”, explica. Elias participa desse evento pela primeira vez e está expondo seis doadoras de embrião da raça. Ele está gostando muito de participar da Exposição e ficou feliz de ver o interesse das pessoas pela raça “muita gente quer ver o gado Senepol devido à docilidade, aparência singela. No próximo ano, além de doadoras de embrião, vou trazer para o evento touros e novilhas para expor e comercializar”, afirma.

O criador Paulo Roberto Marzinetti Aureliano da Senepol Marzinetti é de Belo Horizonte (MG). Há cinco anos ele cria Mangalarga Marchador e Girolando. Na Exposição do ano passado teve seu primeiro contato com o Senepol e começou a pesquisar sobre a raça. Segundo Paulo, “Foi paixão a primeira vista! Meu interesse pela raça Senepol surgiu através da procura de uma atividade de eficiência e rentabilidade. Fiz a aquisição dos meus primeiros animais da raça Senepol em dezembro de 2015, seis meses após o primeiro contato, com a certeza de que era a raça que eu estava procurando para trabalhar na fazenda suprindo todos os quesitos que almejo na pecuária”. Este ano Paulo marcou presença na Exposição, mas não expôs animais da raça, pois “as doadoras estão no processo de reprodução, estão sendo aspiradas, portanto não foi possível trazer”, mas está muito satisfeito com a raça e garante “ano que vem com certeza estaremos presentes com animais”.

A Exposição começou na terça-feira, 31 de maio, e teve a solenidade de abertura oficial no dia 02 de junho com a presença do vice-governador do estado, Antônio Andrade. No mesmo dia a Senepol Paraíso promoveu um churrasco feito com Senepol, assim todos que passavam pelo local puderam provar a maciez da carne desse taurino.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada – Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -, juntamente com o sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Eloiza Fontes – Grupo Publique

eloiza@publique.com

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!