SENEPOL DE UBERLÂNDIA É O ANIMAL CAMPEÃO DA PROVA DE EFICIÊNCIA ALIMENTAR DE TOUROS DA UFU

A segunda edição da Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol, proposta pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB-Senepol), reuniu em 2016, 25 touros de criatórios localizados em diversas regiões do Brasil. O Senepol é um animal de temperamento dócil, o que facilita no manejo e, consequentemente, intensifica a produtividade. Para o presidente da ABCB Senepol, Gilmar Goudard, “a prova que tem o apoio da Associação seleciona os animais melhoradores para eficiência alimentar“.

DRONE DA ILHA, CAMPEÃO DA PROVA DE EFICIÊNCIA ALIMENTAR DE TOUROS SENEPOL

DRONE DA ILHA, CAMPEÃO DA PROVA DE EFICIÊNCIA ALIMENTAR DE TOUROS SENEPOL

Os animais inscritos foram avaliados na Vitrine Tecnológica, localizada na Fazenda Capim Branco da UFU e submetidos ao confinamento ao sistema Growsafe, que representa o alinhamento da tecnologia, da ciência e de um rebanho em franco crescimento. “A eficiência alimentar é uma característica muito importante economicamente, pois interfere diretamente nos custos de produção. Por isso, a utilização de animais comprovadamente superiores para esta característica traz grandes benefícios para a atividade pecuária”, explica a professora Carina Ubirajara Faria, supervisora das pesquisas.

Segundo Carina, os animais que se destacaram na prova apresentaram melhores resultados para eficiência alimentar, através da avaliação de Consumo Alimentar Residual (CAR) – diferença entre o consumo observado e o esperado para um determinado animal.

O reprodutor DRONE DA ILHA, propriedade de Alberto Diniz Zerlotini, da Senepol da Ilha, de Uberlândia-MG, foi o campeão. O segundo colocado foi o Goud 0572, filho de Maué da Soledade, e ocupando o terceiro lugar o Goud 0566, que carrega a genética do touro CN 5K, ambos são do criador Gilmar Goudard, da Estância Goudard, localizada em Uberlândia-MG. De acordo com Alberto, “o DRONE DA ILHA sagrou-se campeão por atingir um CAR (Coeficiente Alimentar Residual) de -1,326 kg MS/dia. Aos 17 meses de idade, apresenta um enorme equilíbrio racial, precocidade, musculatura evidente, profundidade de costelas e aprumos corrigidos.Ter um animal campeão na prova da UFU é muito gratificante, uma vez que foram escolhidos os melhores animais dos criatórios participantes. Isso mostra o resultado do nosso trabalho de seleção e melhoramento e nos incentiva a buscar cada vez mais o melhor da raça para disponibilizarmos para o mercado.”

Alberto que é criador de Senepol há quatro anos participou pela primeira vez da prova que ele destaca ser muito importante e que pretende participar nos próximos anos. “A Prova de Eficiência Alimentar desenvolvida pela UFU é importante para qualquer criador que busca avaliar seus animais.Conhecendo o profissionalismo, competência e transparência dos organizadores, na pessoa da Dra. Carina Ubirajara de Faria nos sentimos motivados a participar da Prova. Assim, entendemos que os quesitos avaliados, com a chancela da ABCB-Senepol, referenda o trabalho de melhoramento genético que se desenvolve nas propriedades.Como é uma importante ferramenta de avaliação, tanto para o criatório, quanto para a raça, acreditamos que vamos participar nos anos seguintes”, explica.

Eloiza Fontes – Grupo Publique

eloiza@publique.com

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!