A segunda edição da Prova de Eficiência Alimentar de Touros Senepol, proposta pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB-Senepol), reuniu em 2016, 25 touros de criatórios localizados em diversas regiões do Brasil. O Senepol é um animal de temperamento dócil, o que facilita no manejo e, consequentemente, intensifica a produtividade. Para o presidente da ABCB Senepol, Gilmar Goudard, “a prova que tem o apoio da Associação seleciona os animais melhoradores para eficiência alimentar“.
Os animais inscritos foram avaliados na Vitrine Tecnológica, localizada na Fazenda Capim Branco da UFU e submetidos ao confinamento ao sistema Growsafe, que representa o alinhamento da tecnologia, da ciência e de um rebanho em franco crescimento. “A eficiência alimentar é uma característica muito importante economicamente, pois interfere diretamente nos custos de produção. Por isso, a utilização de animais comprovadamente superiores para esta característica traz grandes benefícios para a atividade pecuária”, explica a professora Carina Ubirajara Faria, supervisora das pesquisas.
Segundo Carina, os animais que se destacaram na prova apresentaram melhores resultados para eficiência alimentar, através da avaliação de Consumo Alimentar Residual (CAR) – diferença entre o consumo observado e o esperado para um determinado animal.
O reprodutor DRONE DA ILHA, propriedade de Alberto Diniz Zerlotini, da Senepol da Ilha, de Uberlândia-MG, foi o campeão. O segundo colocado foi o Goud 0572, filho de Maué da Soledade, e ocupando o terceiro lugar o Goud 0566, que carrega a genética do touro CN 5K, ambos são do criador Gilmar Goudard, da Estância Goudard, localizada em Uberlândia-MG. De acordo com Alberto, “o DRONE DA ILHA sagrou-se campeão por atingir um CAR (Coeficiente Alimentar Residual) de -1,326 kg MS/dia. Aos 17 meses de idade, apresenta um enorme equilíbrio racial, precocidade, musculatura evidente, profundidade de costelas e aprumos corrigidos.Ter um animal campeão na prova da UFU é muito gratificante, uma vez que foram escolhidos os melhores animais dos criatórios participantes. Isso mostra o resultado do nosso trabalho de seleção e melhoramento e nos incentiva a buscar cada vez mais o melhor da raça para disponibilizarmos para o mercado.”
Alberto que é criador de Senepol há quatro anos participou pela primeira vez da prova que ele destaca ser muito importante e que pretende participar nos próximos anos. “A Prova de Eficiência Alimentar desenvolvida pela UFU é importante para qualquer criador que busca avaliar seus animais.Conhecendo o profissionalismo, competência e transparência dos organizadores, na pessoa da Dra. Carina Ubirajara de Faria nos sentimos motivados a participar da Prova. Assim, entendemos que os quesitos avaliados, com a chancela da ABCB-Senepol, referenda o trabalho de melhoramento genético que se desenvolve nas propriedades.Como é uma importante ferramenta de avaliação, tanto para o criatório, quanto para a raça, acreditamos que vamos participar nos anos seguintes”, explica.
Eloiza Fontes – Grupo Publique
eloiza@publique.com