Senepol comemora avanço expressivo no mercado de sêmen

O último relatório da ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) registra expressiva evolução na coleta e comercialização de sêmen da raça Senepol.

Na sequência de uma alta na valorização dos animais e do crescimento na quantidade de leilões no primeiro semestre, o Index ASBIA registrou aumento de 31% nos negócios com sêmen da raça no comparativo do primeiro semestre de 2020 com o mesmo período de 2019.

Esse é o segundo gol de placa do Senepol esse ano. A raça que vem conquistando a pecuária brasileira por seus resultados tanto na IA quanto na produção por monta natural, em meados de março, teve divulgada pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) a informação de um dos melhores quadros de desempenho no circuito de leilões, segundo o anuário da DBO. Além da valorização muito superior de machos e fêmeas o crescimento também se deu na quantidade de eventos, foram 63 remates em 2019 superando em 37,17% o resultado de 2018, que registrou 41 leilões.

A pecuária brasileira como um todo está no azul no Index da ASBIA tanto na carteira do leite com expansão de 10%, quanto na do corte com impressionantes 47% de crescimento. O crédito pode ser concedido em maior grau ao aumento das exportações do Brasil para a China, mas o Diretor de Marketing da Associação, Giuliano Jorge Wassall, também destaca a seriedade do trabalho de seleção dos criadores da raça Senepol para a sustentação dos índices dentro da indústria de sêmen. “A raça Senepol desde que chegou ao Brasil há 20 anos vem demonstrando e comprovando em cada ciclo pecuário seus atributos e vantagens. É pioneira entre as raças taurinas no investimento e uso da genômica, disponível a todos os criadores por meio do PMGS – Programa de Melhoramento Genético do Senepol, acelerando o intervalo das gerações e a acurácia das informações. Com isto, garantimos um grande salto no melhoramento genético do rebanho puro, colocando a disposição do mercado esse pacote tecnológico para fazer a diferença nos rebanhos comerciais. Seguramente o Senepol se destaca no cruzamento de forma superior entre todos os taurinos”, diz Wassall.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!