Senepol além da porteira – Revista InteRural

Associados da ABCB Senepol apresentam a raça na 35ª ExpoMonte

A raça Senepol já é conhecida pelas vantagens que apresenta: produtividade, resistência, fertilidade, precocidade, manejo moderno e eficiente. Características que fazem desses bovinos uma excelente opção para o cruzamento industrial, ao passo que os touros apresentam alto libido e acompanham a vacada branca no pasto. Produzindo progênies precoces, com muita carcaça e carne de alta qualidade.

IMG_9211

Segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB – Senepol), as emissões de registros de animais PO e PC totalizaram 21 mil documentos. Um crescimento de 50% comparado a 2010.

Com o objetivo de ampliar a divulgação e apresentação da raça Senepol, os criadores Rafael Capanema, titular da Fazenda Capanema e Pedro Crosara, do Senepol Santa Luzia levaram para a cidade de Monte Alegre de Minas, 20 animais Senepol para exposição. Durante os dias 21 e 28 de abril, a 35ª a ExpoMonte recebeu em seus pavilhões bezerros, novilhas e tourinhos da raça originaria de Saint Croix.

IMG_9216

Os visitantes conferiram a docilidade da raça e o fácil manejo que os animais proporcionam. Para Marcos Rodrigues de Souza, gerente da Fazenda Santa Luzia, o gado Senepol é muito dócil e fácil de trabalhar. “O Senepol é rustico e alimenta bem com o que tem no pasto, não exige tratamento no cocho. Apresentamos na exposição um gado jovem em desmama, justamente para demonstrar a e precocidade e tranquilidade dos animais”, explicou ele.

Lucas Pereira Capanema, sócio proprietário da Fazenda Capanema, também destaca a importância de difundir o Senepol. “A raça está em expansão, os cruzamentos estão dando muito certo, além de ser um gado totalmente adaptado para região. Participar de uma feira como está é colocar o Senepol em uma vitrine para os pecuaristas de todo Brasil.”.

IMG_9224

Marcos e Lucas ressaltam que a grande procura durante a feira foi por tourinhos, pois na região os pecuaristas tem buscado investir em cruzamento industrial. “A adaptabilidade do Senepol com o clima e os resultados obtidos com o cruzamento tem apresentado vantagens e lucro para o produtor, o que favorece o mercado”, completa Lucas.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!