Senepol, adaptação comprovada.

* Fonte: Embrapa Pecuária de Corte (CPPSE) – São Carlos SP
* Publicação da pesquisa: ISSUU

Resumo: As características do pelame influenciam diretamente a capacidade de termorregulação dos bovinos manejados em clima tropical. O objetivo neste trabalho foi avaliar as características do pelame de novilhas Nelore, Angus x Nelore e Senepol x Nelore criadas na região Sudeste do Brasil, na Embrapa Pecuária Sudeste. Foram analisados dados de espessura de pelame, densidade numérica de pelos, comprimento e ângulo de inclinação dos pelos e densidade pelo teste t. Foi encontrado efeito significativo (P<0,05 ou P>0,01) de grupo genético para todas as características estudadas. Os animais Angus x Nelore apresentaram maior comprimento dos pelos do que os animais dos outros grupos genéticos e maior espessura de pelame do que os animais Senepol x Nelore, sendo que estes útlimos apresentaram o menor número de pelos/cm2. Os animais Nelores apresentaram maior ângulo de inclinação dos pelos que os animais dos grupos e menor densidade de massa dos pelos do que os animais Angus x Nelore.

Na tabela 2 são apresentadas as médias estimadas das características avaliadas para cada grupo genético. Os animais cruzados Angus x Nelore apresentam maior comprimento do pelo do que os dos grupos Senepol x Nelore e Nelore, e maior espessura de pelame do que o grupo Senepol x Nelore. No presente estudo, os animais Senepol x Nelore apresentaram menor número de pelos por área do que os outros grupos. Segundo Silva (2000), em climas quentes, pelames menos espessos e menos densos são interessantes para facilitar a troca de calor com o ambiente, favorecendo a perda de calor por convecção.


Senepol, 100% Bos taurus, adaptação e pelo zero (foto ilustrativa).

Conclusão: os resultados obtidos neste estudo indicam que, os animais cruzados Angus x Nelore apresentam características de pelame menos adaptadas para condições tropicais do que os animais Nelore e cruzados Senepol x Nelore.

 

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!