Safiras do Senepol divulga datas para edições de 2017

05_1 Safiras em avaliação

O melhoramento genético não para na raça Senepol e encontrar as melhores fêmeas jovens para dar sequência a esse processo é cada vez mais importante. Por isso, já está definida a agenda das duas próximas edições do programa Safiras do Senepol. A intenção é que os criadores de todo o Brasil se antecipem para escolher os seus melhores animais para inscrição. A edição 2017.1 vai de 24 de junho a 29 de setembro deste ano, na Fazenda da Grama, em Pirajuí/SP, conforme programação nesta página.

“Com essa antecipação de agenda, o criador já pode ter noção de datas para inscrição das novilhas que ele está selecionando em casa, a fim de qualificar os seus melhores animais”, explica Júnior Fernandes, da Grama e da S+, que coordena a prova.

A capacidade de avaliação de cada edição é de até 500 novilhas, que chegarão no final de maio a Pirajuí com idades entre 13 e 17 meses, passando por 30 dias de adaptação e mais três meses de teste, que avalia nutrição, reprodução, carcaça e eficiência alimentar, além de morfologia.

O teste tem a participação dos mais renomados técnicos, pesquisadores e instituições de melhoramento genético do Brasil. Todas as informações são entregues à Embrapa, que através do Geneplus estabelece com o seu software específico o ranking final. Com os mesmos requisitos, a edição 2017.2 começará em 28 de novembro (chegada à Fazenda da Grama em 31 de outubro) e terminará em 07 de março de 2018.

05_2 Certificado Safiras

O Safiras do Senepol foi criado em 2009 para avaliar e qualificar fêmeas da raça Senepol. Passaram pelo teste mais de 2.200 novilhas descendentes de 170 genearcas diferentes, inscritas por criatórios de diversas partes do Brasil. Mais informações, é só acessar http://senepoldagrama.com.br/safiras/procedimento/

Foto 1 | Novilhas em avaliação no Safiras do Senepol: qualificação garante mercado às doadoras identificadas. (Fotos: Assessoria de Comunicação Grama Senepol)

Foto 2 | Certificado de Safira entregue às doadoras qualificadas no teste

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!