A raça Senepol no Brasil perdeu nesta terça-feira (13/09) um de seus reprodutores mais premiados. O touro RN 106 FIV, nascido em 26 de outubro de 2012, no criatório R3 Senepol, em Bom Jesus de Goiás (GO), ganhou destaque desde muito novo. No desmame, aos oito meses de idade, pesando quase 300 kg, ganhou destaque e se tornou referência no plantel do R3.
Em 2014, foi campeão da Prova de Avaliação do IZ Instituto Zootécnico de Sertãozinho, e desde então teve contrato com a empresa Senepol Mais, pelo qual foram comercializadas mais de 6 mil doses de sêmen, incluindo sexados de macho. O número de filhos do touro registrados na ABCB Senepol impressiona: 574.
“RN 106 FIV nos proporcionou muitas alegrias. Deixa vários filhos em diversos criatórios da raça Senepol”, afirma Robson Netto Rodrigues, titular do R3 Senepol. “Perdemos nosso campeão, nosso cartão postal, mas fica seu legado dentro do rol dos melhores touros consagrados na raça Senepol”, acrescenta. O reprodutor deixa também um campão da Prova Topazio 2018-1, RN 300 FIV.