Reunião Argentina

* Fonte: ABCB Senepol

Reunião realizada entre os criadores e associações de Senepol do Brasil, Argentina, Paraguay e Colômbia  no dia 26 de abril de 2.012, no hotel Casino na cidade de Formosa/Argentina.

Presentes na Reunião:
Gilmar Goudard – Presidente ABCBS
Henrique Zavalla – Presidente APCBS
Silvio Tommasi – Presidente AACBS
Guilherme Reich – Diretor ABCBS
Pedro Alejandro Restrepo – Diretor SCBA
Carlos Noetinger – Diretor AABS
Roberto Bayler – Diretor AABS
Sebastião Garcia Neto – Criador
Carlos Eduardo – Criador
Carlos Eduardo Batistela – Criador
Daniel Lopes – Médico Veterinário

Após as devidas apresentações realizada pelo anfitrião Sr Silvio Tommasi, com a palavra o Sr Gilmar Goudard, presidente da ABCBS, detalhou o crescimento e desenvolvimento do Senepol no Brasil com suas reais condições de ser o diferencial da carne em um futuro bem próximo. Discutiu-se a posição que se encontra a raça Senepol e seus cruzamentos nos países vizinhos, o Sr Zavalla presidente da associação Paraguai declarou que atualmente tem 27 associados e voltam a ter interesse no crescimento da raça dentro de seu país, complementando o Sr Tommasi que recentemente criou a Associação Argentina de Senepol contando atualmente com 04 sócios, mas todos muito focados no desenvolvimento do Senepol e suas cruzas na Argentina. Também comentou o Sr Pedro Alejandro sobre o crescimento do Senepol na Colômbia onde o desempenho é muito parecido com o que acontece no Brasil.

Falou-se no intercambio e auxilio aos países que estão iniciando seus trabalhos, a relação entre as associações mais apuradas para busca de um objetivo comum entre os sulamericanos, unificar  o entendimento para absorção padronizando os conceitos S1, S2, PC1 PC2 e PO , facilitando assim o entendimento e a troca de informações entre os países.

Alinhar a situação sanitária para que possa haver troca de genética entre os sulamericanos, utilizar os centros de performance e avaliação genética já utilizados no Brasil ( Geneplus Embrapa, CP Lagoa e Safiras ) tendo assim a possibilidade de melhor seleção genética entre as partes.

 Pedro Restrepo e Carlos Eduardo, falaram na opção de registro do rebanho na  Senepol Cattle Bredders SCBA, no valor negociado para o Brasil, situação esta que deverá ser levada ao conhecimento para apreciação dos diretores das associações e a seus sócios para tomada de decisão e avaliação dos reais benefícios para os criadores e a raça.

 Planejar a criação de uma marca de carne macia com valor agregado com o nome do grupo sulamericano, podendo o Sr. Pedro Restrepo promover a implantação desta no mercado Europeu, onde já se procura uma carne macia e sem gordura. Segundo Carlos Eduardo, tentar uma parceria com a universidade Americana Texas A&M, para desenvolvimento de trabalhos e implantação de carne também nos EUA.

Sr. Zavalla também sugeriu que fosse planejado uma convenção/exposição de Senepol Sulamericana, por convite do Sr Gilmar Goudard,  sugeriu  dar continuidade aos projetos relizando uma nova reunião durante a realização da Feicorte em São Paulo, alem de ser uma oportunidade para planejar  e direcionar as idéias haverá nesta feira em torno de 120 animais Senepol com mais de 20 criadores envolvidos.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!