Reunião Argentina

* Fonte: ABCB Senepol

Reunião realizada entre os criadores e associações de Senepol do Brasil, Argentina, Paraguay e Colômbia  no dia 26 de abril de 2.012, no hotel Casino na cidade de Formosa/Argentina.

Presentes na Reunião:
Gilmar Goudard – Presidente ABCBS
Henrique Zavalla – Presidente APCBS
Silvio Tommasi – Presidente AACBS
Guilherme Reich – Diretor ABCBS
Pedro Alejandro Restrepo – Diretor SCBA
Carlos Noetinger – Diretor AABS
Roberto Bayler – Diretor AABS
Sebastião Garcia Neto – Criador
Carlos Eduardo – Criador
Carlos Eduardo Batistela – Criador
Daniel Lopes – Médico Veterinário

Após as devidas apresentações realizada pelo anfitrião Sr Silvio Tommasi, com a palavra o Sr Gilmar Goudard, presidente da ABCBS, detalhou o crescimento e desenvolvimento do Senepol no Brasil com suas reais condições de ser o diferencial da carne em um futuro bem próximo. Discutiu-se a posição que se encontra a raça Senepol e seus cruzamentos nos países vizinhos, o Sr Zavalla presidente da associação Paraguai declarou que atualmente tem 27 associados e voltam a ter interesse no crescimento da raça dentro de seu país, complementando o Sr Tommasi que recentemente criou a Associação Argentina de Senepol contando atualmente com 04 sócios, mas todos muito focados no desenvolvimento do Senepol e suas cruzas na Argentina. Também comentou o Sr Pedro Alejandro sobre o crescimento do Senepol na Colômbia onde o desempenho é muito parecido com o que acontece no Brasil.

Falou-se no intercambio e auxilio aos países que estão iniciando seus trabalhos, a relação entre as associações mais apuradas para busca de um objetivo comum entre os sulamericanos, unificar  o entendimento para absorção padronizando os conceitos S1, S2, PC1 PC2 e PO , facilitando assim o entendimento e a troca de informações entre os países.

Alinhar a situação sanitária para que possa haver troca de genética entre os sulamericanos, utilizar os centros de performance e avaliação genética já utilizados no Brasil ( Geneplus Embrapa, CP Lagoa e Safiras ) tendo assim a possibilidade de melhor seleção genética entre as partes.

 Pedro Restrepo e Carlos Eduardo, falaram na opção de registro do rebanho na  Senepol Cattle Bredders SCBA, no valor negociado para o Brasil, situação esta que deverá ser levada ao conhecimento para apreciação dos diretores das associações e a seus sócios para tomada de decisão e avaliação dos reais benefícios para os criadores e a raça.

 Planejar a criação de uma marca de carne macia com valor agregado com o nome do grupo sulamericano, podendo o Sr. Pedro Restrepo promover a implantação desta no mercado Europeu, onde já se procura uma carne macia e sem gordura. Segundo Carlos Eduardo, tentar uma parceria com a universidade Americana Texas A&M, para desenvolvimento de trabalhos e implantação de carne também nos EUA.

Sr. Zavalla também sugeriu que fosse planejado uma convenção/exposição de Senepol Sulamericana, por convite do Sr Gilmar Goudard,  sugeriu  dar continuidade aos projetos relizando uma nova reunião durante a realização da Feicorte em São Paulo, alem de ser uma oportunidade para planejar  e direcionar as idéias haverá nesta feira em torno de 120 animais Senepol com mais de 20 criadores envolvidos.

 

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!

FABB sai em defesa de seus associados

A Frente das Associações de Bovinos do Brasil (FABB), em Defesa dos interesses de todos os seus associados, cumprindo com seus objetivos estatutários, manifesta seu inconformismo com a decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no

Leia mais »