Raça Senepol terá pavilhão informativo na Expoingá 2019

02_3 Touros prontos

Com expectativa de receber cerca de 500 mil pessoas, a exposição mostrará as vantagens do Senepol para a pecuária de corte

Mais uma exposição paranaense terá a participação da raça Senepol. Desta vez, será a 47ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá – Expoingá 2019, que acontece de 9 a 19 de maio. Com o apoio institucional da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), dois criatórios do Paraná vão expor doadoras, novilhas, tourinhos e garrotes no pavilhão Raimundo Leite do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

Os visitantes que passarem pelo local vão receber informações técnicas da raça. Três painéis informativos estarão expostos no pavilhão, destacando a origem e as características produtivas do Senepol, selecionado no Brasil há 18 anos. “O Noroeste do Paraná é uma região focada na pecuária de corte e o Senepol tem sido muito usado no cruzamento industrial com outras raças. As vendas de touros no estado estão aquecidas e com alto índice de recompra, ou seja, o pecuarista volta a comprar depois que comprova o resultado do Senepol no campo”, destaca o expositor e proprietário do criatório Senepol São Geraldo, José Valdir Brescansin, que, pela primeira vez, terá animais expostos na Expoingá. Ele seleciona a raça há quatro anos em Marialva/PR.

Também estarão expostos exemplares do Cescage Genética, centro de biotecnologia e reprodução animal que pertencente ao Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais. De acordo com o médico-veterinário e responsável técnico do Cescage Genética, Leonardo Lopes de Proença Queiroz, esta será a primeira participação do rebanho da empresa no evento. “Por ser um evento de grande público e muito tradicional, a Expoingá será uma vitrine importante para a raça, cuja genética vem sendo muito procurada, inclusive em outros países. As exportações de embriões para o Paraguai e para outros países da América do Sul estão crescendo”, assegura Queiroz.

Por ser uma raça precoce e que proporciona um alto grau de heterose, o Senepol é usado em cruzamento com outras raças bovinas, pois garante maior velocidade de ganho de peso dos animais, uniformidade ao rebanho e redução do tempo de abate, aumentando a rentabilidade final do negócio. Hoje, o Brasil tem um rebanho de mais de 100 mil animais puros Senepol.

A expectativa é que a Expoingá 2019 receba cerca de 500 mil visitantes interessados em conhecer o Senepol e outras raças bovinas, além das tecnologias do agronegócio brasileiro. Também haverá exposição de equipamentos e implementos agrícolas, além de dezenas de eventos técnicos.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!