RAÇA SENEPOL PERDE MATRIARCA QUE COMPLETARIA 20 ANOS NO PRÓXIMO MÊS

A raça Senepol despede-se de uma das primeiras doadoras introduzidas no Brasil, SBR ASAP Akatí 69L, prestes a completar 20 anos de idade, o mesmo intervalo de tempo em que registra-se a chegada da raça no país.

A matriarca POI (Puro de Origem Importado) iniciou sua trajetória no criatório Nova Vida, com passagens destacadas também pelo Senepol Soledade, Senepol da Mata e, por último, W/SENEPOL, que iniciou sua seleção na raça com a aquisição da doadora e realizou o processo de clonagem em 2016.

Com sua pigmentação clara, “pelo zero”, estrutura invejável, grande profundidade e arqueamento de costelas, produziu uma família de campeões, com destaque para: Mehum da Soledade (filho), touro recordista de venda de sêmen no Brasil; Jumbo da Mata (neto), touro Campeão do Alta Performance Tufubarina 2015; e Umbaú da SEPA (neto), todos contratados para a bateria da Alta Genetics. 

Os últimos trabalhos de coleta de oócitos da doadora foram realizados em Dezembro/2019, quando o criatório W/SENEPOL decidiu pelo seu merecido descanso. Sua genética longeva, contudo, permanece a serviço da raça Senepol por meio de seu clone SBR ASAP Akatí 69L TN1.

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!