Programa de melhoramento do Senepol tem Genômica e pioneirismo

Notícias

Publicado em: 4 de fevereiro de 2021
Programa de melhoramento do Senepol tem Genômica e pioneirismo

As inovações na área de melhoramento genético de bovinos de corte ocorridas nos últimos anos vêm permitindo ao Brasil produzir mais carne e com qualidade, mesmo com a redução de áreas de pastagens no país. Para os próximos anos, os avanços devem ser ainda maiores com a incorporação da seleção genômica aos programas de melhoramento. É o caso do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), que já há quatro anos também está alicerçado na genotipagem dos animais que compõe uma das quatro etapas fundamentais para obtenção de índices zootécnicos e econômicos que são:
-Registro Genealógico deNascimento e Definitivo
-Avaliação Genética e Geração das DEPs
-Provas de Avaliação
-Genômica.
O surgimento da genômica fez evoluirmuitos conceitos de melhoramento e calibrou as estratégias usadas na seleção. Para fazer frente a este desafio o PMGS tem vários mecanismos estabelecidos para a aplicação da Genômica na raça Senepol, sendo que todos eles estarão integrados em um único teste de DNA com marcadores diretos para as características de musculatura dupla (relacionada a problemas que afetam o desempenho do animal) e tamanho de pelo (ligado à adaptabilidade da raça), aprimoramento das DEPs tradicionais para peso e carcaça aumentando a precisão das mesmas.
Estão em estudos de viabilização o desenvolvimento da genômica para características novas como eficiência alimentar, reprodução e qualidade de carcaça. “Trabalhamos no sentido de resguardar a caracterização morfológica e funcional da raça, conciliando ferramentas tradicionais com as novas tecnologias, para que possamos evidenciar cada dia mais os benefícios e atributos que nossa raça proporciona à pecuária de corte nacional”, diz o presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da ABCB Senepol, Pedro Crosara Gustin.
O PMGS tem como objetivo oferecer aos selecionadores da raça ferramentas para o conhecimento do valor genético de seus animais e para auxiliar nos processos de melhoramento animal.
Todas as etapas do programa são fundamentais para garantir o avanço genético da raça. “O PMGS é a base do Arquivo Zootécnico Nacional da raça Senepol, por centralizar todas as informações de registro, provas e avaliações em um único banco de dados. Tudo que pode ser mensurado, pode ser melhorado, portanto, o conhecimento da genética da raça e todas as condições é o que pode garantir que o caminho nos leva no sentido da evolução, do aprimoramento, do melhoramento e da sustentabilidade da raça para as gerações futuras sem nenhum impacto de tendências”, explica Celso Menezes, superintendente Técnico da ABCB Senepol.
As avaliações genéticas do PMGS são geradas pelo Geneplus – EMBRAPA. A ABCB Senepol possui a maior base de dados daraça no Brasil e a diretoriadestaca que essa também é a maior fonte de informações zootécnicas sobre o Senepol em nível mundial.

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print