PROCURA PELO SENEPOL É GRANDE DURANTE A BEEFEXPO E INTERCORTE SP

A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) esteve presente na BeefExpo e no Circuito InterCorte etapa São Paulo. Nos dois eventos que aconteceram na capital paulista, a entidade montou estandes para informar e esclarecer dúvidas em relação à raça, além de apoiar os criadores do gado vermelho que tem conquistado os pastos brasileiros. A movimentação foi grande nos estandes.

Sem título

De acordo com o diretor administrativo da ABCB Senepol, Itamar Netto, eventos como esses são de grande interesse no projeto de divulgação da raça Senepol. “Associação teve benefício em participar desses dois eventos porque tivemos um grande número de visitantes que puderam tomar conhecimento das vantagens e da importância que a raça tem hoje no cenário da pecuária nacional. A ABCBS tem por objetivo divulgar o Senepol em todo o Brasil, porque existem muitas características próprias da raça que muitos criadores não conhecem e esses eventos são uma oportunidade muito boa, pois têm maior conotação e repercussão da atividade pecuária nacional”, esclareceu Itamar.

A BeefExpo 2016 & Congresso Internacional de Pecuária de Corte, maior evento in door do segmento no continente foi realizado de 14 a 16 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno. A exposição contou com variedade de encontros, ações e atividades inéditas da pecuária brasileira. Centenas de animais presenciais, de seis raças e 8.300 participantes, entre congressistas, visitantes, executivos e representantes de empresas, fazendas e agropecuárias do Brasil e de uma dezena de países da América, Europa e Ásia marcaram presença no evento.

Além do estande divulgando o Senepol, a raça também teve destaque no Leilão Esplendor Seleção Genetropic & Convidados, que levou a remate na última noite do evento lotes de bezerras, novilhas e doadoras especiais. E o resultado foi surpreendente, demonstrando a valorização e interesse pela raça. Nada menos do que R$ 43 mil de média de arrecadação e a fêmea mais valiosa vendida por R$ 70 mil.

O consultor pecuário da Fazenda Senepol Paraíso, Rodrigo Debossan, participou da BeefExpo. Para ele, foi muito importante participar da feira. Durante a exposição, muitas pessoas, de várias regiões do Brasil, entraram em contato querendo saber do Senepol. “Eu me senti realmente pequeno diante de tanta gente querendo adquirir produtos, touros da nossa genética, da Paraíso. Fiquei muito satisfeito, muito feliz, por saber que trabalhar com a raça Senepol é muito além do que a gente esperava. Nós estamos na raça desde 2009, viemos com pé no chão, com credibilidade, fazendo um trabalho sério, e tenho certeza que jamais vamos abandonar esse negócio. Estamos fazendo história da nossa vida através do Senepol”, enfatiza Debossan.

Já na InterCorte – Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne, mais de 3 mil pessoas passaram pela Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho. O público que esteve presente no evento foi proveniente de 24 estados brasileiros, do Distrito Federal e de países, como Argentina, Bolívia, Venezuela, EUA e França.

A InterCorte em São Paulo reuniu iniciativas como o Congresso do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), palestras e painéis sobre o tema central “Pecuária de ponta a ponta”; feira de negócios; o Caminho do Boi; ShowCorte com demonstração ao vivo de diferentes cortes de carne; a Exposição Arte do Boi, com quadros, fotografias e esculturas inspirados na pecuária; a Livraria Cultura do Boi e o Leilão Pecuária Solidária, além da Beef Week, com a participação de lojas de carne e restaurantes da capital paulista.

O evento contou com a presença de autoridades, como o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o governador do estado de Mato Grosso, Pedro Taques; o vice-governador do estado de Rondônia, Daniel Pereira; o secretário de Agricultura do estado de São Paulo, Arnaldo Jardim; o senador José Aníbal, além de deputados, secretários de estado e lideranças do setor.

Em sua visita à exposição, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, percorreu o Caminho do Boi, projeto que mostra na prática de forma interativa a importância da integração dos elos da cadeia da carne. Ele destacou a importância da pecuária de corte para o país e para o estado. “O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina. Nós trabalhamos muito a carne aqui em São Paulo. É um setor importante socialmente (gera muito emprego, oportunidade de trabalho) e economicamente, em todo ponto de vista. Então, é uma alegria para São Paulo sediar uma etapa do Circuito InterCorte”, declarou Alckmin.

O governador de São Paulo também percorreu diversos estandes de empresas e associações que participaram da InterCorte. Geraldo Alckmin se interessou pelo Senepol e visitou o estande da ABCB Senepol durante a InterCorte. Ele quis saber sobre as características e detalhes da raça. Segundo Itamar Netto, a visitação política no estande da Associação significa mostrar efetivamente que a raça tem tido um crescimento vigoroso contribuindo de forma bem expressiva na atividade econômica do país.

O jovem de 17 anos, Petras Juskevicius, se tornou recentemente criador de Senepol. O pai dele, que é da GPM Senepol da Fazenda Confiança em Vila Rica (MT), já cria Senepol há três anos. A família, pais e filhos, pretendem fazer um condomínio da raça. Petras participou dos eventos e achou uma boa oportunidade para fazer contatos com pecuaristas e obter informações da raça, já que agora tem investido no cruzamento de Nelore com Senepol e no melhoramento genético. “No evento eu consegui fazer vários contatos o que é muito bom para o nosso negócio. No leilão, nós compramos uma vaca, uma safira Senepol e agora vamos testar a genética do nosso boi. Estamos muito contentes com a raça Senepol. Estamos muito felizes e acho que ainda vai dar muito certo no futuro.”

Após passar por Cuiabá (MT) em março e em São Paulo em junho, a InterCorte que é realizada pela Verum Eventos acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, em Campo Grande (MS), 14 e 15 de setembro, em Ji-Paraná (RO) e 19 e 20 de outubro, em Araguaína (TO). A ABCB Senepol é parceira do Circuito InterCorte e marcará presença em todas etapas como enfatiza o diretor administrativo da entidade. “A ABCB Senepol já tem contratada a participação em todo Circuito Nacional InterCorte, compreendendo as cidades de Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Araguaína (TO), Ji Paraná (RO). Dessa forma teremos uma representação bem diversificada em várias regiões pecuárias do Brasil onde pretendemos divulgar a raça Senepol”, concluiu Itamar Netto.

 

Eloiza Fontes – Grupo Publique

eloiza@publique.com

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!