SQA – Senepol Quality Assurance

O que é o SQA?


Desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), o Senepol Quality Assurance (SQA) é o Programa de Certificação da Carne Senepol para garantir a produção de uma carne de alta qualidade e com segurança alimentar. Conta com rigorosos protocolos de produção e padronização. Todo o processo é avaliado por técnicos da ABCB Senepol e, somente se aprovado, a carne recebe o selo SQA. O programa é integrado com os demais elos da cadeia produtiva e faz parte da Plataforma de Qualidade – Carne Bonificada da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Quem pode participar?

Produtores rurais de qualquer região do Brasil que atuam na pecuária de corte, cujo rebanho comercial tenha, no mínimo, 50% de sangue Senepol.

Como participar?


O primeiro passo é se cadastrar na Plataforma de Qualidade – Carne Bonifi cada da CNA pelo site http://rastreabilidade.cnabrasil.org.br. Depois do cadastro aprovado, basta indicar os animais a serem abatidos e em qual frigorífico (dentre os que estão cadastrados na Plataforma) ocorrerá o abate. Um técnico da ABCB Senepol irá inspecionar as carcaças dos animais abatidos. O produtor receberá do frigorífico uma bonificação por todas as carcaças entregues dentro dos requisitos do SQA.

Quem administra a plataforma?

A Plataforma de Qualidade – Carne Bonifi cada da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é uma ferramenta que reúne os Programas de Certifi cações de Raças Bovinas. O objetivo do SQA integrar a Plataforma é
para dar transparência e estreitar a relação entre a ABCB Senepol, os produtores rurais, frigorífi cos e consumidores.

Processo de Certificação da Carne