Planteis eficientes são aqueles que utilizam conhecimento para otimizar a produção

Notícias

Publicado em: 15 de setembro de 2014
Planteis eficientes são aqueles que utilizam conhecimento para otimizar a produção

Adotar novas técnicas aprendidas em congressos e palestras pode, e muito, contribuir para aumentar a produtividade no plantel

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) preparou para o 1º Congresso Internacional da Raça Senepol, que aconteceu em Uberlândia (MG) na última semana, um ciclo de palestras os congressistas ficarem a par das novas temáticas e conceitos. Dessa forma, a Associação convidou célebres do agronegócio, que levaram aos pecuaristas as novidades de diversos setores.

gilmar congresso

            Quem comandou a primeira palestra foi o Presidente da Associação, Gilmar Goudard, que apontou a evolução da raça com dados de registros e criadores. Dando sequência, o professor doutor Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura, com o tema a  Evolução e Desenvolvimento Pecuário, no dia 2 de setembro, às 10h30. Com uma frase impactante, ele afirma que “o mundo quer proteína e energia”, alegando que o Brasil é capaz de atender tal exigência global.

O Presidente da ABCB Senepol e o ex-Ministro abriram o ciclo de palestras e, em seguida, realidades e experiências se fundiram a novas aprendizagens. No mesmo dia, o zootecnista Cristiano Leal, discutiu o “Resultado da Eficiência Alimentar de Machos”; o professor doutor Marcelo Ribas apresentou questões significativas para incrementar os criatórios dos participantes, discutindo a Avaliação da Eficiência Alimentar em Fêmeas, e, para encerrar a tarde de terça-feira (02), o professor doutor Jorge Carlos Dias de Sousa focou em questões de Cruzamento, Precocidade e Produção de Carcaça e Carne de Qualidade.

Roberto Rodrigues 1

No terceiro dia do evento, 03 de setembro, Hans Lawaetz, vice-presidente da Senepol Cattle Breeders Association (SCBA), falou sobre as Origens da Raça Senepol. Dando continuidade, o doutor Júnior Fernandes ministrou a respeito da Adaptabilidade do Senepol aos Trópicos: Como Explicar?. Encerrando a a tarde, houve a preleção do professor doutor Alexandre Mendonça de Barros, discorrendo a respeito do Cenário e Perspectivas do Agronegócio.

A cada nova palestra, conhecimentos inovadores eram passados para os congressistas. No quarto dia do Congresso (04 de setembro), o doutor Gilberto Romeiro Oliveira de Menezes apresentou a Evolução Genética. Ele, que é pesquisador de Recursos Energéticos e Melhoramento Animal da Embrapa Gado de Corte, falou da conveniência de se desenvolver estratégias para avaliar os animais, assim como estudar a estrutura genética do Senepol, pois a “avaliação do trabalho de melhoramento dos criadores no Brasil é positiva com iniciativas de natureza diversa”, declara.

Ainda no dia 04, a professora doutora Carina Ubirajara de Faria expôs a Análise da Eficiência Alimentar, condição que afeta diretamente a lucratividade em um plantel. “O touro identificado como eficiente tende a ter progênies mais eficientes. O conceito de eficiência alimentar é a capacidade que o animal tem de transformar o alimento ingerido em produto de origem animal”, aponta.

Para encerrar o Congresso com chave de ouro, no dia 05 de setembro Andréia Magnino apresentou os Novos Tempos, Novas Atitudes, animando a plateia com muita energia positiva, deixando a seguinte reflexão: “A vida é curta demais para ser pequena”. Para manter a animação do público, Celso Menezes, Superintendente Técnico da ABCB Senepol, começou a palestra com a abordagem: “Existe algum registro de uma exposição com 400 animais Senepol PO em exposição? Então aplaude, Senepol! Nós fizemos o maior evento da raça no planeta”.

Celso Menezes prendeu a atenção do público e, após os aplausos, ele discutiu um assunto de extrema relevância para os criatórios, A Importância do RGD (Registro Definitivo). Posteriormente, o jornalista Daniel de Paula contou os desafios e o aprendizado com a produção do livro Senepol: feito para o Brasil.

 

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print