PARTE 2: CICLO PECUÁRIO E A COMERCIALIZAÇÃO

Na abordagem anterior, vimos que um Ciclo Pecuário possui várias fases de fundamental importância para obtermos sucesso econômico na atividade. Como já descrito, as fases principais são: o planejamento, a reprodução, a gestação e manejo pré-natal, nascimento e cria, crescimento e engorda, manejo sanitário e o ciclo culmina na fase mais importante, que é a comercialização.
Com foco na Comercialização e no momento em que estamos atravessando, aproveitando o gráfico produzido pela Agrifatto, podemos demonstrar o ciclo comercial da seguinte forma:

– 2022/2023: no decorrer do ano de 2022 e início de 2023, tivemos uma queda vertiginosa do preço do bezerro, ocasionando um desestímulo à reprodução e investimentos em genética para melhoria da reposição.
– 2023: em consequência da desvalorização do preço do bezerro, aumenta-se o abate de fêmeas e matrizes, resultando também na queda do preço do boi gordo. Momento esse que estamos vivenciando, em que o produtor em compasso de espera diminui seus investimentos em genética e produtividade.

– 2024: pelo abate “indiscriminado” de fêmeas e matrizes realizado no ano anterior, naturalmente a produção de bezerros vai cair, surtindo um efeito positivo para a valorização do bezerro de qualidade para reposição. Isto é uma consequência natural do ciclo.
– 2024/2025: o que esperar? Com o aumento da demanda por bezerros, os produtores retomam seus investimentos em reprodutores de genética superior e nas biotecnologias de reprodução (IA, IATF e FIV). Portanto, nesta fase haverá uma demanda por reprodutores avaliados e o cruzamento industrial volta com força total focado na exportação e na produção intensiva através dos confinamentos.

2025/2026: com a valorização da bezerrada, naturalmente os produtores começam a reter suas fêmeas e intensificam a reprodução para produção de bezerros de reposição e abastecimento da alta demanda no mercado.
-2026/2027: em consequência da retenção de matrizes, há uma natural queda no abate de fêmeas. Em contrapartida, intensifica a procura pelo boi acabado. O preço da arroba sobe e o preço do boi de reposição acompanha o mercado.
-2028: com a consequente subida da arroba, tanto o bezerro como o boi tendem a acompanhar esse ritmo. O produtor busca aumentar a produção de bezerros, principalmente pelo incremento reprodutivo realizado nos anos de 2026/2027.
-2028/2029: renova-se o ciclo pecuário, que é contínuo e nitidamente é o resultado do que acontece nas fases anteriores (5/6 anos).

Zootecnista Celso Menezes
Superintendente Técnico SRG Senepol

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!