PADS SENEPOL TERÁ NOVIDADES NESTE ANO

Notícias

Publicado em: 14 de junho de 2016
PADS SENEPOL TERÁ NOVIDADES NESTE ANO

A raça Senepol tem se destacado no cenário nacional e, cada vez mais, tem atraído criadores. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), já são mais de 30 mil animais puros registrados na entidade. Para que a genética da raça possa evoluir é necessária uma seleção criteriosa que pode ser feita por meio de programas como a Prova de Avaliação de Desempenho a Pasto (PADS Senepol). Por meio da PADS, os criadores de gado Senepol de todo o país têm a oportunidade de identificar os seus melhores animais, em igualdade de condições com os outros criatórios. Em 2016, além da 6ª edição da PADS de Machos, a Prova contará com novidades. Será realizada a 1ª edição da PADS de Fêmeas.

PADS

Promovida e organizada pelo NBM Senepol (Núcleo Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Senepol), em parceria com a Embrapa Gado de Corte e o programa Geneplus, a PADS é a única prova a pasto e de longa duração. A prova terá início no dia 01 de julho, na Fazenda San Francisco, em Miranda (MS). Os animais inscritos irão passar 252 dias em pastagens de alta qualidade, com suplementação alimentar balanceada, para serem avaliados ao final.  “Essa prova tem efetivamente colaborado com o melhoramento genético da raça Senepol, identificando animais de grande potencial”, atesta Gilberto Menezes, pesquisador de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Gado de Corte.

A PADS tem como objetivo avaliar em condições padronizadas e democráticas, o desempenho dos animais participantes, quanto às características importantes para o melhoramento da raça Senepol, identificando animais de alto desempenho para serem utilizados como reprodutores em rebanhos puros da raça. Os animais são avaliados pelo conjunto das características como tipo racial, peso, ganho médio diário, evolução reprodutiva, conformação, precocidade e musculosidade, área de olho de lombo e espessura de gordura subcutânea. Segundo o presidente do NBM Senepol, Roberto Coelho, do criatório Senepol San, ressalta que o método é totalmente imparcial, já que se sustenta em informações técnico-científicas. “É uma forma de refletir as reais condições de produção e do produtor ter uma noção do potencial do seu plantel. Eu mesmo tive animais selecionados em edições anteriores, o que despertou o interesse da Alta Genetics, que preza por produtividade em seu portfólio”, explica.

Já a nova prova tem com intuito identificar e qualificar fêmeas classificadas como elite dentro da seleção e que atendam também aos requisitos para participar como doadoras em programas de multiplicação da raça, além de descobrir quem são as melhores em qualidade e quantidade de produção de embriões através das técnicas de avaliação uterina, uma vez que a raça está sendo alavancada pelo uso intensivo da fertilização in vitro e transferência de embriões e na busca da disseminação de matrizes de elevado mérito genético.

A outra novidade é a parceria com a ABS PecPlan na seleção dos touros do ATJ Plus, onde os touros elites terão lugar garantido na coleta de sêmen para distribuição pelo ATJ (Avaliação de Touro Jovem) do Geneplus e terão preferência na contração pela central. A coordenação do ATJ Plus organiza a logística de distribuição entre os interessados, que por sua vez, ficam compromissados com o envio dos dados da produção nascida para a avaliação pelo Geneplus. Essa segunda etapa consagra os campeões.

Além disso, o NBM Senepol fechou parceria com a Embrapa Gado de Corte para uma avaliação complementar onde animais selecionados pelo Geneplus, após a PADS e que sejam positivos no andrológico, serão enviados para a Embrapa em Campo Grande/MS e ficarão 90 dias avaliando sua eficiência alimentar, o CAR (Coeficiente Alimentar Residual). O CAR é uma ferramenta que mede a conversão alimentar animal e refere-se ao quanto de alimento é ingerido para que o animal ganhe um quilo de peso vivo. O ganho de peso, a conversão alimentar e o custo da dieta são os fatores determinantes da eficiência econômica e determinam os impactos econômicos diretos da redução do consumo de alimentos.

Também nessa etapa complementar será feito o estudo de congelabilidade do sêmen desses touros com o objetivo de identificar touros que apresentem alta performance reprodutiva e alta eficiência de fecundação. “Os touros que apresentarem melhores resultados irão para a central de coleta de sêmen, que será distribuído através do ATJ Plus – Avaliação de Touro Jovem”, informa Lucas Nascimento Silva, zootecnista do Programa Geneplus e técnico da ABCB Senepol. Ele ainda enfatiza que “os demais touros participantes da prova serão convidados para o leilão virtual de touros avaliados pelo PADS, no dia 2 de agosto, com transmissão pelo Canal do Boi”.

Participaram da 5ª edição da prova 116 animais selecionados criteriosamente pelos criatórios Fazenda Bama, Ita Senepol, LHP Senepol, Sadi Filho, Senepol Brandamundo, Senepol Brasil, Senepol CMI, Senepol, Goud Senepol LLS, Senepol 77k, Senepol SAN, Senepol Santa Luzia, Senepol Tamar e Senepol da Terra.

 

Critérios para a seleção dos animais que poderão participar:

Sexo: machos e fêmeas

Período de nascimento para 6ª edição: 01/06/15 a 30/11/15;

Categoria: PO;

Não ter defeitos desclassificatórios funcionais, fisiológicos e raciais.

Prazo para inscrições: até 15/06/2016

Recepção dos animais: de 16/06/2016 a 30/06/2016

Início da Prova: 01/07/2016

Local da Prova: Fazenda San Francisco – Miranda/MS.

 

Assessoria Grupo Publique

assessoria@publique.com

Texto com informações de Carolina P. Coelho

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print