Número de animais nascidos de FIV na raça Senepol cresce 287%

ABCB Senepol é homenageada por atingir marca de 40 mil embriões/ano na InVitro Brasil.

 
 

O uso da Fecundação in Vitro (FIV) vem aumentando significativamente nos últimos anos em raças bovinas como a Senepol por ser alternativa segura para multiplicar em larga escala rebanhos de alto valor genético.  O número de animais nascidos de FIV e comunicados à Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) comprova o crescimento do uso da biotécnica. Em 2012, foram 3.096 animais nascidos de FIV contra quase 12 mil em 2016, elevação de 287%. Já o total de Transferência de Embriões (TE) comunicado à entidade passou de 2.816 para 46.296, alta de 1.544%.

O Senepol já é a raça taurina que mais realiza FIV na empresa In Vitro Brasil. No último sábado, 18 de março, a ABCB Senepol foi homenageada pela empresa durante o Encontro Anual InVitro Brasil, ocorrido em Uberaba/MG. A raça chegou à marca de 40 mil embriões/ano e 16 mil prenhezes, obtendo taxas médias de prenhez acima de 48% utilizando embriões a fresco e 43% com embriões congelados. “Entre os taurinos, o Senepol é disparado a raça que tem o maior volume de embriões na In Vitro. Além da capacidade de reprodução em larga escala, a FIV protagoniza a criação de um novo modelo de negócio para os criadores de Senepol, que é a comercialização de genética via embriões congelados. Os resultados satisfatórios, obtidos por meio desta técnica, também proveem ao criador uma maior eficiência na reprodução de seu plantel. A possibilidade de produzir embriões durante o ano todo e armazená-los (congelados) para transferir somente na estação de monta, torna a reprodução dentro da fazenda ainda mais eficiente”, diz José Rodolfo Sabadin, gerente geral da In Vitro Brasil.

Para o presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara, esse reconhecimento do mercado mostra que a raça está em constante evolução e que vem sendo selecionada com base em tecnologias seguras. “A In Vitro é uma empresa que desenvolve um trabalho de excelência e uma parceira importante para o Senepol, pois, como o rebanho nacional da raça ainda está em formação, técnicas como a FIV permitem maior aproveitamento de fêmeas de alta qualidade genética.”, declara Crosara. Também estiveram presentes durante a homenagem o superintendente Técnico da ABCB Senepol, Celso Menezes, o gerente Geral, Robert Macedo, e o coordenador da Publique Renan Antonelli.

O uso da FIV dentro da raça vem permitindo ainda encurtar o intervalo de produção, facilitando as observações comparativas entre os produtos dos diferentes acasalamentos e ajudando a potencializar ou modificar as características de um rebanho em apenas uma geração.

Informações para a Imprensa

(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 9.7081.0561 – larissa@publique.com – com Larissa Rodrigues
(11) 9.8839.1991 – renato@publique.com – com Renato Ponzio
(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!