Núcleo MS e programa Geneplus da Embrapa

* Fonte: Portal do Agronégocio e SBA.

Além do desenvolvimento ponderal (peso), a prova avalia o perímetro escrotal, a conformação frigorífica, a área de olho de lombo, a espessura de gordura subcutânea, o umbigo, a pelagem, o aprumo e o tipo racial. Esses itens estão sendo julgados desde a primeira etapa da Pads.

“Nessa segunda pesagem que começa a valer os resultados para a avaliação, pois a primeira pesagem foi no final do período de adaptação. Ou seja, foi em um período em que os animais estavam em adaptação nas mesmas condições de manejo e nutrição. É a partir da 2ª pesagem que começamos a ver quem são realmente os melhores animais em ganho de peso, que é uma das características avaliadas na prova”, explica Dulcimar Menezes, médico veterinário da equipe de organização da Pads.

A segunda pesagem ocorrerá a partir das 08h00 no Confinamento Malibu, distante 10 km de Campo Grande/MS. Os animais, confinados há cerca de 100 dias, são provenientes de cinco criatórios, um de Juara/MT, um de Miranda/MS, um de Rondonópolis/MT e dois de São Gabriel do Oeste/MS. O objetivo da Pads é avaliar em condições padronizadas o desempenho dos animais participantes, quanto às características importantes para o melhoramento da raça Senepol. A finalidade da prova também é de estabelecer um índice de desempenho, identificar animais de alto desempenho para futuro teste de progênie dos melhores animais identificados nesta prova de desempenho.

Os animais participantes da Pads são nascidos no período de 05/07/2010 a 21/11/2010. Eles foram recebidos no confinamento nos dias 13 e 14 de junho. Pós-chegada, passaram por um de período de adaptação. A primeira pesagem ocorreu dia 27 de julho.

De acordo com Menezes o gado tem apresentado excelente performance. “Há animais com grande desenvolvimento, aonde você observa que já são mais pesados do que os outros do lote, apresentam também uma excelente conformação frigorífica e algumas com as características masculinas mais evidentes, realmente se transformado em reprodutores, com excelente racial”.

Clique e assista a reportagem do SBA:

Núcleo de criadores de Senepol realizam 2ª etapa do teste de performance no MS

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!