Novo Teste de Tolerância ao Calor.

Notícias

Publicado em: 8 de maio de 2010
Novo Teste de Tolerância ao Calor.

Pesquisa publicada oficialmente pelo: South African Society for Animal Sciense.

Autores
: ARB Ribeiro, MM Alencar, AR Freitas, LCA Regitano, MCS Oliveira and AMG Ibelli, ARB Ribeiro, MM Alencar, AR Freitas, LCA Regitano, MCS Oliveira e Ibelli AMG – 2009

Link
: http://www.sasas.co.za/journal/2152

A indústria de carne bovina brasileira tem experimentado um aumento na utilização dos adaptados e não adaptados raças Bos taurus em sistemas de cruzamento. Apesar disso, pouco se sabe sobre a adaptabilidade desses grupos e de seus descendentes mestiços, quando criados em clima tropical.

O objetivo deste estudo foi avaliar as respostas fisiológicas relacionadas com a adaptabilidade das raças Nelore (NE), mestiços Angus x Nelore (AN) e Senepol x Nelore (SN) bovinos submetidos a um julgamento tolerância ao calor.

O estudo foi realizado na região Sudeste – Embrapa Gado (CPPSE), São Carlos, Brasil. Durante o verão de 2008, 45 novilhas, 15 de cada tipo de raça, foram avaliados durante três dias às 7:00 am (medida de repouso), às 13:00 (depois de seis horas no sol, sem acesso à água e à sombra) e às 15h00 (após mais duas horas no sol com acesso à sombra).

A temperatura retal e a taxa de transpiração foram medidos e os dados foram analisados usando máxima verossimilhança restrita.


Tabela 1 – temperatura retal.


Tabela 2 – taxa de sudação.

O efeito do tipo da raça foi significativa para a temperatura retal somente às 15h00 e para a taxa de transpiração em três períodos de teste.

Com base nesses resultados, as novilhas Senepol x Nelore apresentaram uma melhor adaptação no teste de tolerância ao calor do que os tipos de outra raça. 


Imagem ilustrativa: novilhas S1 (Senepol x Nelore) semelhantes as usadas no estudo.


Veja estudo anteriar publicado em 17/03/09 – Tolerância ao Calor.
Link:
www.senepol.org.br/?pid=inc/inc_conteudo.php&id_grupo=76&id_conteudo=361


Crédito foto ilustrativa: Ita Senepol.


Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print