Novo presidente da ABCB Senepol prevê crescimento de 20% ao ano para a raça

Notícias

Publicado em: 20 de janeiro de 2017
Novo presidente da ABCB Senepol prevê crescimento de 20% ao ano para a raça

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) será conduzida a partir de fevereiro pelo médico veterinário e pecuarista Pedro Crosara. Ele foi eleito nesta sexta-feira, 20 de janeiro, durante votação ocorrida em Uberlândia/MG, onde está localizada a sede da entidade, e terá pela frente o desafio de manter o bom ritmo de crescimento da raça. O Rebanho de animais puros registrados pela ABCB Senepol cresceu 36% no ano passado em comparação a 2015. Já o rebanho nacional, que inclui animais puros e mestiços da raça, vem registrando crescimento em torno de 20% ao ano. “Temos a expectativa de manter esse ritmo de expansão, mesmo considerando o desafiador cenário atual pelo qual passa nosso país e a pecuária. Isto porque está claro que a ferramenta genética ‘Senepol’ é parte da solução para que a pecuária nacional ajude o Brasil a sair deste cenário recessivo.”, destaca.

Segundo Crosara serão desenvolvidos projetos em quatro frentes de trabalho: Desenvolver pesquisas para demonstrar cientificamente as qualidades do Senepol; Promover o desenvolvimento sustentável e contínuo do Senepol; Otimizar sistemas, processos e atendimento aos associados; Proporcionar maior intercâmbio entre associados e diretoria. “Precisamos de uma maior participação junto a outros players do agronegócio, demostrando a toda a cadeia de valores da pecuária, ou seja, criador, frigoríficos, varejo e o consumidor, quais são os benefícios do Senepol para a produção de carne nutritiva, saudável e saborosa. Também teremos um foco muito direcionado no estudo científico do Senepol e suas cruzas.”, diz o presidente, que estará à frente da associação até 2020.

A raça é seleciona há 17 anos no Brasil, país considerado atualmente o maior polo de genética do Senepol no mundo. Sua ascensão na pecuária de corte brasileira está relacionada à sua grande capacidade de manter boa produtividade nos mais variados climas do país. “O Senepol não é mais considerada como um modismo. É realidade de uso, diria até que é uma forte tendência de uso para uma pecuária de ciclo curto, eficiente do pasto ao prato. No início dos anos 2000, precisávamos ser conhecidos e demonstrar o que era a raça. Meados de 2005 a 2010 ganhamos capilaridade em diferentes regiões do país, mais atualmente já fomos reconhecidos pelo mercado como uma raça que veio para ficar e que traz muitos benefícios para a pecuária nacional. Quando o produtor faz as contas logo percebe as vantagens econômicas da raça e que ela é imprescindível para os projetos exitosos de pecuária nacional.”, assegura Crosara.

Para os próximos anos, a expectativa é a realização de projetos envolvendo toda a cadeia produtiva da carne e também o consumidor final. Além disso, o presidente da ABCB Senepol pretende desenvolver parcerias com os meios acadêmicos e de pesquisa para gerar novas tecnologias para aprimorar o processo de seleção da raça. “Esta ferramenta genética veio para revolucionar os resultados da pecuária nacional de forma simples e muito adaptada ao nosso clima tropical.”, garante o presidente.

Antes de ter seu nome confirmado para o cargo, Pedro Crosara exerceu a função de presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da raça Senepol e promoveu o aprimoramento e fortalecimento do Serviço de Registro Genealógico e o padrão racial. Tem pós-graduação em finanças empresariais pela UFU, pós-graduação em Produção Animal pela Universidade Federal de Lavras/MG (UFLA) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É titular do criatório Senepol Santa Luzia, em Monte Alegre de Minas/MG, e executivo no Grupo Carfepe há 26 anos, grupo proprietário da Granja Planalto, Laboratório Vallée, Moinho de Trigo 7 Irmãos e Imobiliária Tubal de Vilela.

Confira os integrantes da diretoria da ABCB Senepol:

Presidente: Pedro Crosara

Vice-presidente: Gilmar Goudard

Diretores:

Diretor Administrativo: Arthur Euri dos Santos

1º Secretário: Luiz Henrique Peixoto

2º Secretário:Artur Eduardo Monassi

Diretor Financeiro: José Alexandre de Mello Cunha

1º Tesoureiro: Humberto Eustáquio dos Reis

2º Tesoureiro: Ricardo César Crozara Magnino

Diretor de Marketing: Ricardo Arantes

Diretor de Eventos: Camilo Gomes Leal

Diretor de Relação com o Mercado: Marcelo de Almeida Felício

Diretor de Relações Internacionais: Fábio Luiz de Mello Oliveira

Diretora de Relação com o Associado: Vera Lúcia Marcon Reich

Conselho Fiscal: Aldo Luiz Teixeira Doro, Eduardo Alves, Eldino Zeli, Itamar Netto, Jairo Ferreira, Jorge Basílio

CDT: João Carlos Carvalho Ribeiro, Gilberto Romeiro de Oliveira Menezes, José Antônio Fernandes Júnior, Astrolino Antunes de Souza Júnior, José Fernando Garcia, Leonardo Galvão Netto, Luiz Fernando Paupério Júnior

Superintendente Técnico: Celso Menezes

Superintendente Técnico Substituto: Luciano Coelho

Gerente Geral: Robert Macedo

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print