Nasce o Primeiro Clone Senepol no mundo

O dia 11 de junho de 2012 foi mais um marco importante na história da raça Senepol, sobretudo para o criatório SOLEDADE de Ricardo Carneiro. Neste dia nasceu na cidade de Tambaú SP, sobre os cuidados dos profissionais de alto gabarito da Clonest Biotecnologia Animal, comandada pela equipe do Prof. Dr. Flavio Meirelles (USP), o primeiro clone da raça Senepol do mundo. Clone este da doadora GST Arena 18 E.T, considerada por Rob Brown, o geneticista do século, como a melhor matriarca Senepol que ele conheceu.

‘‘A Arena 18 sem dúvida nenhuma foi e, agora com o clone continuará sendo, o que Rob Brown dizia: uma matriarca única. Ela hoje tem seis touros em três centrais de inseminação, entre filhos e netos, distribuindo material genético para o Brasil e o mundo. Suas filhas e netas formaram bases de plantéis da raça no Brasil. Poder fazer renascer este mito de eficiência e produtividade é muito mais do que fazer história com o clone, mas sim continuar distribuindo todo este material genético para as novas gerações, quem ganha certamente é a raça Senepol’’, afirma Ricardo Carneiro.

Arena 18 TN1 Soledade será o primeiro animal registrado, junto ao Serviço de Registro Genealógico da ABCB Senepol, na categoria TN (Transferência Nuclear – Clonagem). Para o clone da Arena 18 todas as etapas foram rigorosamente cumpridas conforme as normas estabelecidas. ‘‘Conseguimos gerar a partir de uma célula viva da Arena 18 original, o material genético necessário para que fosse possível darmos início ao processo de clonagem. Nesta primeira clonagem, foram implantados oito embriões, confirmamos apenas três e apenas um sobreviveu. Esta prenhez para nós foi sem dúvida uma satisfação, o resultado foi fantástico, a bezerra nasceu perfeita, dentro do prazo de gestação, apresentou todos os sinais vitais perfeitos, exames patológicos clínicos com índices normais, ela já queria levantar desde o início do processo e mamou muito bem, sinal de que teremos uma bezerra saudável e viril em muito pouco tempo’’, afirma o Prof. Dr. Flavio Meirelles (Clonest / USP).

‘‘Desde que conheci a raça Senepol em 1998 eu tive a certeza que ela mudaria os rumos da pecuária no Brasil, quando tive a oportunidade de adquirir animais de base como a Arena 18, minha responsabilidade aumentou e tive que compartilhar este material com o mercado, agora com o clone Arena 18 TN1 Soledade, não tenho dúvidas que a responsabilidade aumentou ainda mais, mas tenho muito mais certeza que ela dará continuidade e contribuirá muito para que a SOLEDADE continue construindo um futuro com raça, até porque qualidade é a nossa genética. ’’, finaliza Ricardo Carneiro.



Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!