Mostra de Senepol terá palestra de especialista internacional em genoma bovino

Notícias

Publicado em: 2 de maio de 2018
Mostra de Senepol terá palestra de especialista internacional em genoma bovino

A expectativa é de que comitivas estrangeiras de vários países passem pela Central Uberaba durante todos os dias do evento

Considerada uma tecnologia revolucionária para a pecuária, a genômica vem ganhando espaço nos rebanhos brasileiros por tornar mais rápida e precisa a seleção de bovinos altamente eficientes. Um dos maiores especialistas americanos no tema, o pesquisador do Departamento Americano de Agricultura – USDA, Tad Sonstegard, desembarca no Brasil na próxima semana para falar sobre a possibilidade de editar o genoma bovino para acelerar os processos do melhoramento genético. Ele é um dos palestrantes do Circuito de Palestras Técnicas, agendado para o dia 3 de maio, a partir das 9h, na Central Uberaba, na cidade de Uberaba/MG. O evento integra a programação da “Mostra Senepol na Terra do Zebu”, que acontecerá entre os dias 29 de abril e 5 de maio, e receberá visitantes de vários países.

Sonstegard foi o líder da descoberta da variante genética que faz com que a raça bovina de corte Senepol tenha alta capacidade para tolerar o calor, característica que permitiu a expansão do Caribe para o mundo, inclusive no Brasil. A genômica também será abordada pelo professor da UNESP Jaboticabal, José Fernando Garcia, responsável pela incorporação da seleção genômica ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGS). “A criação do PMGS integra, através do uso de testes genômicos, todos os elos necessários para a condução de um programa de melhoramento genético nos moldes do que há de mais avançado nessa área, a exemplo do que é feito na raça Angus nos Estados Unidos”, fala Garcia.

Os rebanhos puros de Senepol, que está completando 100 anos de seleção no mundo e 18 no Brasil, vêm crescendo no País, assim como o seu uso em cruzamento industrial. Alguns dos motivos dessa grande procura pela raça são a fácil adaptação dos animais a climas mais quentes e a fertilidade. “Em qualquer condição de manejo, o Senepol se adapta facilmente e, por esta característica, vem sendo muito utilizado, com muito êxito, para compor genética nos programas de cruzamento industrial.  Os touros Senepol cobrem a campo e sob calor, inclusive nas horas mais quentes do dia. Também apresentam altas taxas de libido”, explica o superintendente Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Celso Menezes, que, durante o Circuito de Palestras, falará  sobre o uso da raça em cruzamento industrial.Outro palestrante do dia será o médico-veterinário Athos de Assunção Pastore, que apresentará as práticas de reprodução.

A expectativa é de que comitivas estrangeiras de vários países passem pela Central Uberaba durante a Mostra de Senepol. Entre as delegações já confirmadas, estão Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Índia, Malásia, México, Nicarágua, Quênia, Senegal e Tailândia. “A garantia de procedência da genética é uma das maiores exigências do mercado internacional. Por isso, as raças que contam com um programa de melhoramento oficial  têm mais chances de ter sucesso no exterior”, assegura o diretor da Hangar Projetos Estratégicos, Jorge Dias, que, durante o Circuito de Palestras da Mostra de Senepol, falará sobre as estratégias para atuar no mercado externo de genética bovina.

O evento ainda terá, no período da tarde, uma visita monitorada pela Central Uberaba para os participantes conhecerem os touros da raça que estão em coleta de sêmen na empresa. A Central Uberaba está localizada na BR 050, KM 158.

Confira a programação do Circuito de Palestras:

09h00 – Inscrição e café de boas-vindas;

09h30 – Estratégias para o mercado externo de genética (Jorge Dias);

10h30 – Cruzamento Industrial (Celso Menezes);

11h30 – Coffee break;

12h00 – Práticas de reprodução (Athos de Assunção Pastore);

13h00 – Os benefícios da genômica aplicada na raça Senepol (Prof. José Fernando Garcia);

13h30 – A história da raça Senepol através da genômica (Tad Sonstegard);

14h00 – Almoço com degustação de carne ½ sangue Senepol;

15h30 – Tour pela Central Uberaba.

Sobre a ABCB Senepol

A ABCB Senepol é a entidade delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no Brasil para a execução do Serviço de Registro Genealógico da raça Senepol. A associação também conta com o Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PMGS), composto por quatro pilares: Registro Genealógico, Provas Zootécnicas, Melhoramento Genético e Genômica. Referência mundial em seleção da raça, reúne cerca de 600 associados em todo o País. Informações: www.senepol.org.br

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print