Ministro da Agricultura visita pavilhão da raça Senepol na Expogrande

Notícias

Publicado em: 31 de março de 2017
Ministro da Agricultura visita pavilhão da raça Senepol na Expogrande

1c5353d6-aada-4563-9233-4646a036f49a

A abertura oficial da 79ª Expogrande aconteceu na noite de ontem (30), em Campo Grande/MS, com a presença do ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi e do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. O ministro reforçou que os mercados estão retomando as exportações, mas que agora será preciso convencer esses mercados sobre a qualidade da carne brasileira.

Após a solenidade, Maggi passeou pelo Parque de Exposições Laucídio Coelho e visitou pavilhões de animais, dentre eles da raça Senepol. Ele foi recebido pela diretora da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Vera Reich. “O ministro conhece a raça e acredita muito no potencial desses animais para a produção de carne. O Brasil precisa comprovar ao mercado que tem uma pecuária sustentável e de qualidade e a raça Senepol pode contribuir muito para isso já que é capaz de produzir uma carne macia e saborosa, além de ter como características econômicas importantes o fato de ser muito precoce e rústica.”, diz Vera.

O primeiro dia da Expogrande também foi marcado pelo início da “Semana Sou Senepol”, que terá programação intensa até a próxima semana. Hoje, será o lançamento do Senepol Meat – Supreme Quality Meat, no Restaurante Las 4 Vacas, no interior do Parque de Exposições, a partir das 19h30. O restaurante traz em seu cardápio, preparado especialmente para a feira, vários cortes de carne Senepol. A carne que será servida foi desenvolvida para ter extrema qualidade e dentro de todos os itens de segurança reconhecidos pelo mercado nacional e internacional. O produto é resultado do Programa Senepol Meat, uma parceria entre Núcleo Brasileiro de Melhoramento do Senepol – NBM Senepol e a empresa L4V Carnes, que conta com o incentivo do grupo Sou Senepol, formado pelos criatórios Senepol CMI, Senepol San, Senepol Branda Mundo, Senepol LLS e Senepol Tamar.

Programação Sou Senepol

A Semana Sou Senepol tem o apoio da ABCB Senepol e contará com cursos, encontros, dia de campo, provas de avaliação de desempenho e leilões. No final de semana, a partir das 17h, os pavilhões Sou Senepol realizam degustação de carne de Senepol.

No dia 3 de abril, haverá, a partir das 9h, o Dia de Campo PADS Senepol na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS, com a entrega dos resultados dos campões da 6ª edição da prova, além de palestras e visita aos animais participantes do CAR (Consumo Alimentar Residual) Senepol. Às 14h30, ocorrerá a 1ª reunião presencial da Diretoria da ABCB Senepol no auditório da Acrissul, dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho e à noite, às 20h, acontecerá o 6º Leilão Elite Senepol San e Convidados, com belos exemplares da raça, no Tatersal Hélio Coelho na Acrissul.

No dia 4 de abril, o dia começa com a Assembleia ABCB Senepol no Tatersal de Elite da Acrissul, às 8h30. Às 20h, acontecerá o Leilão Deusas Senepol CMI e Convidados, no Tatersal da Acrissul. No dia 5 de abril, às 20h, o Leilão Pérolas do Senepol terá oferta de doadoras Senepol PO, no Tatersal da Acrissul. No dia 6 de abril, às 20h, acontecerá o Leilão Reprodutores Senepol MS que disponibilizará ao mercado touros Senepol PO.

Curso sobre Senepol- Para levar informações técnicas sobre a raça Senepol aos criadores, estudantes de Ciências Agrárias e ao público em geral, a ABCB Senepol preparou o “Curso Intensivo sobre a Raça Senepol”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da ABCB Senepol (www.senepol.org.br). As aulas serão nos dias 5 e 6 de abril. As aulas teóricas ocorrerão no auditório da Acrissul, localizado no interior do Parque de Exposições da cidade. Já as aulas práticas estão agendadas para o período da tarde no dia 6 de abril, na fazenda Brandamundo, tendo como foco principal o padrão racial de machos e fêmeas, além da avaliação e do desempenho reprodutivos dos animais.

Encontro das Divas- A 79ª edição da Expogrande terá um evento exclusivo para as criadoras da raça Senepol. O “Encontro das Divas” deve reunir mulheres pecuaristas de todo o país no dia 5 de abril, a partir das 9h, para apresentar os projetos de fomento da raça, negócios, beleza e sucesso no setor. A reunião acontecerá no Espaço Gourmet do Canal do Boi, em Campo Grande. Segundo a diretora da ABCB Senepol, Vera Reich, primeira mulher a integrar a diretoria da entidade, a expectativa é de que mais 100 mulheres participem do “Encontro das Divas”. O evento é organizado por ela em parceria com o grupo de criadores do MS “Sou Senepol”,  e é chancelado pela ABCB Senepol, além de contar com diversos patrocinadores.

Informações para a Imprensa – Grupo Publique

(11) 9.9382.1999 – assessoria@publique.com – com Priscila Pontes
(11) 9.7081.0561 – larissa@publique.com – com Larissa Rodrigues
(11) 9.8839.1991 – renato@publique.com – com Renato Ponzio
(11) 9.9105.2030 – carlos@publique.com – com Carlão da Publique

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print