Mega Encontro no Portal DBO, confira!

Notícias

Publicado em: 4 de agosto de 2022
Mega Encontro no Portal DBO, confira!

O diretor de Marketing da ABCB Senepol, Giuliano Jorge Wassall, foi o convidado do DBO Entrevista, programa ao vivo do Portal DBO que é transmitido também pelo Youtube. O tema principal da conversa com a jornalista Juliana Camargo foi o retorno do Mega Encontro Senepol no modelo presencial, após duas edições online. Wassall falou também sobre a presença e o crescimento da raça no país e das características do Senepol como melhorador da genética do rebanho bovino brasileiro.

“A raça Senepol tem hoje um rebanho de mais de 119 mil animais registrados, chagando provavelmente até o final do ano em 120 mil animais”, estimou. A ABCB Senepol conta atualmente com cerca de mil associados que fazem seleção da raça de norte a sul do país. “Chegamos a todos os estados da federação. Recentemente, tivemos até uma entrega, de balsa, de matrizes e touros no interior do Amazonas.”

Na pandemia, acrescentou o diretor, a entidade manteve todas as suas atividades, reinventando-as com uso de ações virtuais, webinares, treinamentos online, até o Mega Encontro Virtual. Assim, mesmo com as restrições da pandemia, houve a entrada de novos associados, com destaque para o crescimento da base de associados nas regiões Norte e Nordeste. No Nordeste, de 2020 para 2022, o número de criadores cresceu 62%. “Hoje, o Nordeste representa 10% dos criadores de Senepol de todo o Brasil”, salientou Wassall.

Os leilões se mantêm como ferramenta importantíssima para a raça no país e cumpriram seu papel durante o auge das restrições sanitárias, quando foram realizados no formato virtual. Mesmo com uma pequena redução no número de remates em relação a 2020, a comercialização no ano passado não foi afetada nem em número de vendas feitas nem no faturamento.

O resultado dos leilões no ano passado foi muito expressivo, com médias de valores muito altas. “Vimos também outros modelos de comercialização ocupando espaço”, acrescentou. Muitos shoppings realizados virtualmente, através de plataformas de comercialização, que hoje são várias no país. Agora com a volta dos eventos presenciais, em 2022, o Senepol está participando de feiras como a Femec, realizada em Uberlândia (MG), em março. A raça alcançou 100% de liquidez nos animais que foram expostos no pavilhão.

“Temos uma grande expectativa também para o Mega Leilão, em Uberlândia, que é um momento de confraternização de criadores, mas também de realização de negócios”, antecipa Wassall. Muitos eventos já aconteceram em 2022 no país com a participação do Senepol e outros seis estão programados para este ano, como em Goiânia e a primeira participação oficial da raça em Salvador. A estimativa é de que 60 eventos, em todos os formatos, presenciais ou virtuais, sejam realizados este ano envolvendo animais da raça.

Entre os outros temas abordados na entrevista estavam o mercado de sêmen e a pesquisa genômica na raça. O Senepol é, entre as raças taurinas, pioneira em pesquisa genômica. O lançamento do primeiro sumário genômico do Senepol foi feito em 2019. Desde então, houve um grande crescimento na base de animais da raça genotipados. Hoje são mais de 4 mil animais com perfil genômico no rebanho brasileiro.

Wassall anunciou que a ABCB Senepol vai lançar durante o Mega Encontro 2022 novas DEPs genômicas, que impactam não só para o selecionador, mas também para o usuário, aquele comprador de touro ou de sêmen. Esse público vai ter outras informações na hora de tomar suas decisões na hora de adquirir um touro ou sêmen. Será lançado também durante o encontro o Sumário de Touros e de Fêmeas da raça Senepol.

Confira a entrevista de Giuliano Wassall no link abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=rhHrSvls1oc

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print