Mega Encontro mostra genética e qualidades da raça Senepol | ABCB Senepol

Mega Encontro mostra genética e qualidades da raça Senepol

Notícias

Publicado em: 18 de agosto de 2022
Mega Encontro mostra genética e qualidades da raça Senepol

Organizado pela ABCB Senepol, o evento é o maior da raça no país e marcará a volta das atividades presenciais de 27 de agosto a 5 de setembro

O Mega Encontro Senepol 2022, que este ano retoma seu formato presencial e será realizado entre 27 de agosto a 5 de setembro, em Uberlândia (MG), é o maior evento da raça no País e um dos maiores do mundo. O encontro será híbrido, já que o conteúdo gerado pelas palestras e apresentações será também transmitido via internet no canal da associação no Youtube. A agenda do evento, que acontece junto com o Camaru 2022, inclui atividades voltadas aos criadores e profissionais que atuam com genética pecuária e ao público em geral.

O Senepol é oriundo da Ilha de Saint Croix, no Caribe, fruto do cruzamento de animais das raças N’Dama, do Senegal, e Red Poll inglês, ambas taurinas, e está ganhando espaço cada vez maior no Brasil. Entre seus principais diferenciais estão a rusticidade, apesar da genética taurina, com excelente adaptação ao clima quente e seco, resistência a parasitas e o fato de oferecer uma carne de altíssima qualidade e maciez.

A precocidade, rusticidade e capacidade de adaptação a diferentes climas e ambientes fazem da raça uma opção valiosa para os criadores que buscam produzir proteína de alta qualidade em regiões consideradas adversas. Tanto que o Norte e o Nordeste do Brasil vêm tendo uma acentuada elevação no número de criadores. No Nordeste, a raça teve um crescimento de 62% de 2020 para 2022. O Brasil detém o maior rebanho Senepol do mundo.

“Nossa expectativa é termos um número muito grande de visitantes. Será verdadeiramente um Mega Encontro!”, afirma o presidente da Associação Brasileiras dos Criadores e Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Itamar Netto. Ele explica que durante a pandemia foram realizados apenas eventos virtuais, exatamente no período em que a atual diretoria assumiu a gestão da entidade. Foi um período de reclusão. Mas que deixou também um aprendizado valioso, que são as ferramentas virtuais.

“Aprendemos a fazer reuniões, exposições e atividades no formato virtual, que se transformaram em uma ferramenta fantástica para que os criadores lá nos rincões mais distantes do país possam assistir pela internet todas as palestras e conteúdos que serão apresentados durante o encontro”, observa. Mesmo assim, a expectativa é de um grande público presencial e de realização de muitos negócios.

Uma amostra do interesse dos criadores e do público em geral foi a Femec – Feira do Agronegócio Mineiro, realizada em Uberlândia no mês de março. O número de visitantes impressionou a associação. A Femec é uma feira técnica, mais voltada a máquinas e equipamentos agrícolas, e ainda assim os visitantes tinham perfil muito diversificado, incluindo famílias inteiras, interessadas em conhecer e interagir com a raça.

A Genômica – Um dos principais temas do Mega Encontro Senepol 2022 serão os avanços na Genômica da raça. A Genômica é um campo da ciência que estuda os genomas, avaliando a interação entre os genes e o meio ambiente. A velocidade com que pesquisadores e laboratórios descobrem novos elementos genômicos que permitem aprimorar a raça é muito grande. Já foram identificados, por exemplo, os genes associados a características indesejáveis no Senepol, como a dupla musculatura. Com esses conhecimentos, é possível ter cruzamentos que vão melhorar e desenvolver a raça.

O tema será abordado principalmente no dia 1º de setembro, no período da tarde, com uma sequência de palestras de especialistas em Genômica. Se apresentam o professor doutor José Fernando Garcia e Equipe da Agropartners, sobre evoluções e novidades no Programa de Avaliação Genômica na raça Senepol; o zootecnista Maury Dorta de Souza Júnior, coordenador de Raças Taurinas e Compostas da Embrapa/Geneplus, sobre a utilização do Sumário da Raça; e o zootecnista Gilberto Menezes, pesquisador da Embrapa e coordenador do Programa Geneplus, com o lançamento do Sumário 2022 de Touros Senepol e o 3º Sumário de Fêmeas da Raça Senepol – As Top 100 Melhores vacas da raça Senepol 2022.

“Spaço Senepol” – Itamar Netto destaca ainda que o Mega Encontro vai marcar a inauguração do lounge da ABCB Senepol no Parque de Exposições Camaru. O espaço onde está sendo concluída a obra é o mesmo utilizado pela Associação há dez anos. Com a autorização das diretorias da ABCB Senepol e do Camaru, estão sendo construídos o auditório e estúdio próprios da Associação, de onde serão transmitidas as palestras para todo o Brasil pelo Youtube.

A estrutura, acrescenta Itamar Netto, será muito importante para a consolidação da raça em Uberlândia, que ele define como o berço do Senepol no Brasil. “Tenho certeza de que tanto criadores quanto visitantes e jornalistas vão ficar encantados com o espaço”, diz, destacando o empenho da diretoria da entidade na concretização do projeto.

Curso do Vitão – O curso de corte de carnes ministrado pelo digital influencer Vitão Vieira, açougueiro e churrasqueiro que é um fenômeno nas redes sociais, será um dos grandes destaques do Mega Encontro Senepol 2022. No dia 2 de setembro, das 15h às 18h, ele realizará a desossa de uma carcaça, apresentando os cortes e as principais qualidades da carne de Senepol.

A participação presencial no curso será para 60 associados e jornalistas e o conteúdo também será transmitido pelo canal da Associação no Youtube. O diretor de Marketing da ABCB Senepol, Giuliano Wassall, afirma que a proposta do curso é destacar a qualidade da carne de uma fêmea meio sangue Senepol. “Vamos mostrar como a gente pode bem aproveitar um animal meio sangue Senepol, pensando não só em rendimento de carcaça, mas em qualidade de cortes e da carne, que permite literalmente aproveitar do rabo à língua.”

Há um conceito hoje no meio pecuário brasileiro segundo o qual não existe carne de segunda, e sim boi de segunda. “Mostraremos que não existe corte de segunda, de dianteiro. Existe sim corte de muita qualidade, num animal que expressa todo o trabalho de melhoramento genético realizado pelos criadores da raça Senepol, produzindo carne de qualidade à pasto, de forma simples e lucrativa, como o Senepol faz”, acrescenta.

Victor Vieira, mais conhecido nas redes sociais como “Vitão”, centra seus posts em dicas de cortes de carne e como fazer um bom churrasco. Ele é sócio da casa de carnes Santo Beef, com lojas em Avaré e Botucatu, no estado de São Paulo. Carismático, alcançou grande destaque na internet há menos de dois anos. O começo foi mostrando cortes, o que agradou o público e o alçou à condição de celebridade.

Só no Instagram, ele tem mais de 253 mil inscritos, sendo que em uma publicação na rede alcançou 90 milhões de visualizações. No Tiktok, onde tem 900 mil inscritos, os vídeos curtos dele já foram vistos 622 milhões de vezes. A julgar pelo ritmo de visualizações, é uma questão de meses para que esse número chegue a 1 bilhão.

Vitão revela ser conhecedor da raça Senepol. Destaca o fato de ela ser mais resistente a altas temperaturas e climas secos do que outras raças taurinas. Outra característica é a qualidade da carne. “A carne Senepol produz um dos melhores valores de maciez”. Ele reforça as qualidades da carne dos animais gerados pelo cruzamento do Senepol com outras raças, principalmente a maciez extrema e o marmoreio.

O influencer acrescenta que, devido ao desenvolvimento precoce, os criadores de Senepol têm vantagem na redução de custos de produção. A precocidade é um dos principais diferenciais do gado Senepol.

Confira a programação completa do evento no site da ABCB Senepol ou diretamente no link: Mega Encontro Senepol

Compartilhar

Email Facebook Google LinkedIn Pinterest Twitter Print