Leilões de doadoras e reprodutores consagrados movimenta Semana Sou Senepol na Expogrande 2017

Criatórios de MS ofertam lotes dos melhores animais Senepol durante a Expogrande 2017

A raça Senepol, que tem mais crescido no Brasil por suas características, terá noites especiais para os produtores que desejam adquirir o que há de melhor em genética e resultados de animais consagrados nacionalmente, durante os leilões da Semana Sou Senepol, que acontecem entre os dias 3 e 6 de abril, no Tatersal Hélio Coelho da Acrissul em Campo Grande (MS), durante a Expogrande 2017.

Serão ofertados cerca de 140 animais, com uma média de 35 lotes por leilão, com três grandes ofertas de doadoras e uma expressiva seleção de reprodutores PO, dos criatórios Senepol CMI, Senepol San, Senepol Branda Mundo, Senepol LLS e Senepol Tamar.

Leilões Sou Senepol

Quem começa abrindo os trabalhos de oferta de animais belíssimos é o criatório Senepol San, que fica na fazenda San Francisco, na zona rural da cidade de Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense, local extremamente quente, úmido  e rústico. Administrado pelas irmãs Carolina e Andrea Coelho, o criatório leva em sua história o legado da família de Roberto Folley Coelho em Mato Grosso do Sul. No dia 3 de abril, o 6º Leilão de Elite Senepol San e convidados traz uma oferta de doadoras com alto valor genético e provadas a campo.

Entre os 39 lotes, o destaque do certame é o lote 5 que abre para o mercado uma oferta especial de aspiração de duas doadoras consagradas há gerações e únicas no plantel da SAN, irmãs inteiras por parte de pai, filhas do CN 4635 Blondie em mães diferentes. 861 da SAN, que é filha da Buriti da JAJ (NOCONA), considerada a melhor doadora da SAN pelo desempenho de seus filhos (as) e a 872 da SAN, filha da HBC 7464 113G (AC 761), doadora essa que veio de avião diretamente da ilha de Saint Croix, berço do Senepol, fêmea muito expressiva e de muita fertilidade. Ambas com filhas e filhos avaliados no PADS 6ª Edição.

No dia seguinte (4) é a vez do Senepol CMI, criatório que seleciona genetica Senepol há mais de 13 anos. Está localizado no município de Camapuã e irá disponibilizar doadoras consagradas, novilhas e bezerras de futuro promissor, todas avaliadas pelo programa de melhoramento genético Geneplus Embrapa. Reconhecido por sua credibilidade, moderna estrutura e tecnologia de ponta, o criatório é conduzido pelo casal Ivo e Vera Reich, que dão garantia de todos os animais que levam sua marca. O Leilão Deusas Senepol CMI e Convidados promete uma noite de excelentes oportunidades com 40 lotes à disposição do mercado.

Um dos destaques do certame é a doadora Arini da CMI (CMI0087), avaliada como Top 2% no programa Geneplus Embrapa, filha de WC 173 em PRR 2110L. Na ala jovem, destaque para Tumba da CMI (CMI1926), futura doadora que impressiona pela carcaça volumosa, filha de um dos grandes patriarcas da raça, o PRR 978H ET, tem como mãe a Garota da CMI (Horus da CMI), vendida 50% na Expogrande 2016 por mais de R$ 90 mil.

O Leilão Pérolas do Senepol, encabeçado pelos criatórios Senepol BrandaMundo, Senepol LLS e Senepol Tamar ofertará 37 lotes entre animais, pacotes de embriões e aspirações de doadoras de alto valor genético e exemplares consagrados.

O Senepol BrandaMundo, que completa 8 anos em 2017, começou quando o cantor sul-mato-grossense Almir Sater conheceu a raça em uma edição da Feicorte e utilizou os touros no Pantanal. Impressionado com o resultado, começou a investir em touros para criação de animais puros. Depois de um tempo, na Expogrande convidou o produtor Guilherme Bumlai, para criar junto com ele, também na região do Pantanal.

O destaque do criatório está no lote 3 com a Dharani da BRM. Nascida em novembro de 2015 é uma novilha jovem, que tem como pai CN 1029S e mãe Leypig da CMI. No certame será comercializada 50% e o futuro comprador ficará sócio do Branda Mundo.

Quem também ofertará animais neste certame é o criatório Senepol LLS. Iniciado em 2013, sob o comando de Luciano e Yvie Santinelo, a fazenda que fica no município de Terenos, começou a investir na raça depois de dois anos de pesquisa e atualmente trabalha com touros de genética de qualidade à campo, provando a rusticidade, simplicidade do cruzamento Nelore x Senepol, em Terenos e também no Pantanal da Nhecolândia.

Para o Leilão Pérolas, uma jovem novilha, a LLS 100, filha do WC 225T em vaca Oklan, chancelada pelo programa Geneplus Embrapa. Filha da Jarda da LASA, que é fruto de dois dos maiores criatórios do país. Além disso, a LLS 100 acabou de se consagrar Safira Top 10 na última edição do programa Safiras do Senepol.

O Senepol Tamar, criatório que fica na cidade de Camapuã, administrado pelo casal Airton e Cristine Litwin também ofertará excelentes produtos no Leilão Pérolas do Senepol. Com o primeiro contato em 2007 com a raça, o criatório começou com touros que se adaptaram ao clima quente da região. Em 2009, nasceram os primeiros bezerros PO que formaram a base genética da fazenda. Logo em 2014, vários dos seus animais foram consagrados em avaliações locais e em outros Estados.

A destaque é a doadora Tamar 0129 do lote 20 no Leilão Pérolas. É uma novilha, filha de CMI 0016, muito produtiva e com excelente conformação de carcaça, com índices elevados, além de ter uma linda pelagem.

No último dia de leilões (6 de abril) da Semana Sou Senepol serão ofertados 80 touros reprodutores PO, todos com registro definitivo e em sua maioria credenciados pelo programa Geneplus Embrapa, com a melhor da genética dos criatórios do Senepol San, Senepol Branda Mundo, Senepol LLS e Senepol Tamar e convidado Senepol 77K.

Os produtores que quiserem reservar mesas e conferir todos os lotes podem acessar www.sousenepol.com.br. No endereço, você encontra atalhos para os sites dos leilões com vídeos e descrições de cada um dos lotes ofertados.

SAN 861 e SAN 872

Dharani BRM 229

Tamar 129

CMI 087

LLS 100

Serviço

Evento: Leilões Sou Senepol
Data: De 3 a 6 de abril – durante a Expogrande 2017
Local: Tatersal Hélio Coelho, dentro do Parque de Exposições Laucídio Coelho
Horário: Sempre às 20h30 (Horário de Brasília)
Transmissão: Canal do Boi

Compartilhe!

Notícias que você pode gostar!